Cultura

Década Internacional dos Afrodescendentes 2015/2024 e o Olodum

Programação do Olodum começou ontem e vai até dia 25
João Jorge , Salvador | 17/05/2015 às 12:28
Olodum no Pelô
Foto: Balaio de Fatos
Em 23 de dezembro de 2013 foi proclamada a Década Internacional dos Afrodescendentes, com início em 1 de janeiro de 2015 e fim em 31 de dezembro de 2024 com o tema: Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento.

O principal objetivo da Década Internacional consiste em promover o respeito, a proteção e a realização de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais dos afrodescendentes, como reconhecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A Década será uma oportunidade para se reconhecer a contribuição significativa feita pelos afrodescendentes as nossas sociedades, bem como propor medidas concretas para promover sua inclusão total e combater todas as formas de racismo, discriminação racial, xenofobia e qualquer tipo de intolerância relacionada.

O Olodum iniciou às celebrações da década, no dia 17 de maio das 14h00 ás 17h00 na Praça Tereza Batista com um show solidário da Banda Mirim da Escola Olodum e convidados, com arrecadação de alimentos e agasalhos para as vítimas das chuvas em Salvador.

Dia 24 de maio na Praça Tereza Batista as 19h00 o Bando de Teatro Olodum apresentara o espetáculo Áfricas. Numa promoção que visa levar ao Teatro o publico do Bloco afro e das entidades negras de Salvador.

No Dia 25 de maio as 19h00 no Museu Eugenio Teixeira Leal, Pelourinho com o debate: África Real, o Brasil dos Afrodescendentes, Caia na Real. Com a presença da Mestra em Direito e ciências sociais pela Universidade de Nova York, a senhora Elisa Larkin Nascimento, com o tema: Atualidade do Pan-africanismo no Brasil, o professor Ivair Augusto Alves, mestre em ciência política, Doutor em sociologia, tema: África contemporânea. Notícias, problemas, soluções, com o senhor Zulu Araújo, presidente da Fundação Pedro Calmon, gestor cultural, ativista do Movimento Negro   com o tema, Memória Afrodescendente. A Dra. Celia Sacramento, Vice Prefeita da cidade de Salvador, apresentara a agenda da prefeitura na Quarta Cúpula Mundial de Prefeitos e Líderes Africanos e Afrodescendentes em Acra - Gan, além da presença do presidente do Ilê Aiyê, Antônio Carlos dos Santos -  Vovô  e da Secretaria da Secretaria da Mulher, a senhora Olivia Santana.

Uma rara oportunidade de conhecermos mais sobre os afrodescendentes, nossas políticas transcontinentais e em especial os tema modernos e recorrentes dos descendentes do primeiro continente a África nas Américas, Caribe, Europa, Asia.

Vimos convidar a todos e todas, em especial a comunidade negra, estudiosos do tema e a população em geral a participarem deste debate como forma de apoiar e contribuir com o combate a todas as formas de intolerância e promoção de mecanismos de reconhecimentos, justiça, desenvolvimento para os 105 milhos de afrodescendentes no Brasil e os onze milhões na Bahia.

.