Cultura

Exposição sobre Mãe Stella de Oxóssi é aberta no Shopping Bela Vista

“Mãe Stella: Encanto da Bahia” fica aberta a visitação até o próximo dia 20/05 e faz parte das homenagens ao Mês das Mães
Lume Comunicação , Salvador | 07/05/2015 às 19:31
Mãe Stella e o Pastor Joel Zeferino
Foto: Divulgação

Líderes religiosos, intelectuais, simpatizantes das religiões de matrizes afro e admiradores prestigiaram a abertura da Mostra Mãe Stella: Encanto da Bahia, realizada na última quarta-feira (6), no Shopping Bela Vista. A exposição comemora o Mês das Mães, a partir da homenagem à Ialorixá Mãe Stella, que acaba de completar 90 anos e é considerada uma das principais líderes religiosas do país.

O projeto e a curadoria são assinados por Sonia Mota e Graziela Domini, que através de dez painéis, narram com fotos e textos, a vida e obra da Ialorixá líder do Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá. “A escolha de homenagear Mãe Stella foi pelo que ela representa para a Bahia. A líder religiosa é uma das mais respeitadas do país e desenvolve a maternidade em diversos planos”, afirma Thiago Cunha, superintendente do Shopping.

As peças são inspiradas nos elementos da natureza cultuados pelo candomblé. Cada um conta uma fase da vida da líder religiosa. O painel Água simboliza o nascimento prematuro de Maria Stella de Azevedo Santos, sua iniciação ao candomblé e o reconhecimento como Ialorixá. O Painél Ar representa o verbo, a palavra e explora os textos, artigos e a contribuição literária de Mãe Stella. O elemento Terra reverencia a sabedoria das folhas sagradas e a importância do conhecimento para a continuidade da vida. Já o Fogo, que simboliza energia, expõe tanto a necessidade de envelhecer com sabedoria, quanto a importância do movimento, da comunicação. Por isso, traz vídeos e depoimentos de amigos e personalidades sobre a Ialorixá.

Para completar o charme da exposição, no espaço central uma rendeira confecciona, diariamente, o Alaká. “O pano da costa, peça do vestuário usado só por mulheres, tem a intenção de proteger seus órgãos considerados sagrados: seios, coração e útero”, afirmou Graziela Domini, curadora da Mostra. Os projetos desenvolvidos por Mãe Stella também são retratados. A líder é responsável pela fundação de espaços culturais como escola, museu e duas bibliotecas - uma fixa e outra itinerante. Além disso, idealizou e mantém oficinas artísticas e culturais para crianças e jovens como o Atelier de Alaká e o curso de percussão, que é oferecido a jovens da comunidade e do entorno do Ilê Axé Opô Afonjá. Os visitantes também encontram, no espaço, um estande de livros com as obras já publicadas por Mãe Stella.

A exposição fica aberta ao público até o próximo dia 20/05, na praça principal do Bela Vista, no horário de funcionamento do Shopping, das 9 às 22h (segunda a sábado) e 13h às 21h (domingos e feriados). A entrada é gratuita.

Sobre Mãe Stella

Aos 90 anos, Mãe Stella é uma das Ialorixás mais respeitadas do país. Sua trajetória é marcada por atuações inovadoras. Mantém como um de seus pilares o respeito à diversidade cultural e religiosa. Nascida em 1925, Maria Stella de Azevedo Santos foi iniciada no candomblé aos14 anos, por Mãe Senhora. Mãe Stella foi a primeira Ialorixá a escrever livros. Formou-se em enfermagem pela Escola Baiana de Medicina. Por seu empenho como cidadã, recebeu prêmios como o jornalístico Estadão, como Fomentadora de cultura, em 2001; além de títulos como a Medalha Dois de Julho e a Medalha Maria Quitéria, ambos em 1997; o Doutor Honoris Causa/UFBA, em 2005 e Doutora Honoris Causa/UNEB, em 2009. Integra a Academia de Letras da Bahia, desde 2013. Tudo isso demonstra a dedicação de Mãe Stella para com o fomento a experiências culturais inovadoras, mas sempre comprometida com sua principal função: o estimulo à busca pela evolução espiritual.