Cultura

VINHOS: Combinando sabores para o dia das mães, por MAURICIO FERREIRA

para contato: mauriciocostaferreira@hotmail.com
Mauricio Ferreira , Salvador | 06/05/2015 às 10:14
Um perfeito jantar harmonizado para sua mamãe
Foto: DIV
   No próximo domingo estaremos celebrando o Dia das mães. Como se vê, este é um mês repleto de motivos para comemorarmos e todos nós desejamos fazer bonito junto as pessoas que amamos, por isso, na maioria das vezes, não hesitamos em meter a mão no bolso e comprarmos uma bonita lembrança para presentearmos àquela que merece todo o nosso carinho e reconhecimento. 

   Com a popularização do consumo da bebida ancestral, homenagear as mães com uma bela garrafa de vinho parece ser uma boa opção, basta que conheçamos o gosto da pessoa a ser presenteada e buscarmos nos sites ou lojas especializadas o tipo de vinho que melhor se adeque ao seu paladar. 

   Para tanto, o mercado está cheio de opções, seja um delicado Pinot Noir de Borgonha, uma esfuziante Champagne ou, ainda, um potente Malbec Argentino. Qualquer que seja o gosto de sua mãe, sempre existirá uma opção que lhe agrade: espumantes ou tranquilos, tintos ou brancos, secos ou adocicados, como os vinhos de sobremesa, que, na prática, concorrem em dulçor com o próprio mel. Enfim, uma infinidade de opções, que mercado está pronto a oferecer! Até mesmo, o vinho sem álcool, para aquelas mães que fizeram esta abstêmica opção ou não podem bebe-lo. 

   Diante deste enorme leque de possibilidades, seria óbvio sugerirmos ao leitor que presenteasse sua mãe com uma garrafa muito especial, mas o “óbvio” não satisfaz aos instigantes amantes do vinho, que enxergam neste alimento a oportunidade de nos aproximarmos das pessoas em constante confraternização.  

   Portanto, nossa sugestão para o dia das mães não será uma garrafa de vinho, e sim dicas de um Jantar Harmonizado, com tudo de bom que ele pode oferecer! Um momento único e sensorial, que sua mãe nunca irá se esquecer.

   Para começo de conversa, chamamos de Jantar Harmonizado aquele jantar em que procuramos combinar com maestria os alimentos e bebidas, num exercício de enogastronomia criativa, onde o que deve ser levado em consideração é a sensibilidade e o bom senso. Em um jantar ou qualquer outra refeição harmonizada, é onde aplicamos as regrinhas básicas de harmonização que
aprendemos nos livros sobre vinhos ou na escola da vida, transformando o simples ato de comer e beber em uma verdadeira expressão artística.  

   O Jantar Harmonizado pode ser simples e de bom gosto, a partir da harmonização de uma saborosa massa caseira regada ao molho à bolonhesa, acompanhada de um típico vinho da toscana, ou, até mesmo, composto de vários pratos, servidos segundo uma ordem própria (passos), acompanhados de vinhos sofisticados e que levam a assinatura de “chefs” e “sommeliers” famosos. Não
importa o quanto o serviço seja simples ou complexo, a combinação do vinho certo com o alimento certo transforma a refeição numa verdadeira ocasião especial.
 
   Nossa sugestão para o Dia das Mães se destina aos filhos que desejam presenteá-las com uma produção mais elaborada, com petiscos, entrada, primeiro prato, segundo prato e sobremesa, enfim um Jantar Harmonizado com cinco passos, e que irá pedir o acompanhamento de pelo menos 5 ou 6 vinhos diferentes, sempre acompanhados de muita água. 

   Devemos lembrar que nesses eventos, uma garrafa de vinho serve pelos menos seis ou sete pessoas e a taça, independente de seu tamanho, não deve conter mais do que 90 ml, para evitar excessos.

PRODUZINDO UM JANTAR 
MUITO ESPECIAL

   1º PASSO – Brinde de Boas Vindas, quando devemos servir um bom espumante, acompanhado de snacks à base de tapioca, torradas ou canapés. Nossa sugestão é o Espumante Intenso by Salton, fabricado aqui no Brasil, na Região de Campanha, que desponta como a nossa mais promissora denominação geográfica da atualidade. Elaborado pelo método Charmat Longo, tem sabor intenso, com bastante acidez e cremosidade, bem ao gosto do brasileiro, com destaque para os aromas cítricos que emergem de sua abundante e rústica perlage. É o parceiro ideal para o beiju de tapioca com due de queijos parmesão e gorgonzola, que poderá ser servido para acompanha-lo.

    2º PASSO – Para a entrada, sugerimos uma salada caprese com camarões marinados no azeite de alcaparras, prato bastante simples de ser feito e que combina divinamente com o Amadores Chardonnay, produzido em Mendoza pela vinícola argentina Palo Alto, que deve ser servido gelado, com temperatura de serviço relativamente baixa, por volta dos 8 graus, para podermos usufruir de toda a refrescância que ele proporciona. Vinificado sem o uso de madeira, este vinho une a untuosidade natural do Chardonnay à exuberância de frutas tropicais, como abacaxi, maracujá, cítricos e minerais, envolvendo a boca por inteiro e combinando esplendidamente com os camarões e a suavidade da rúcula e as folhas que compõem a salada.

   3º PASSO – Para o primeiro prato, a sugestão vai para um risoto de bacalhau com palmito e alho poró, que poderá ser harmonizado com dois excelentes vinhos, a depender do gosto pessoal do leitor: o Leyda Reserva Rosé Pinot Noir 2013, produzido pela chilena Viñas Leyda e servido gelado, que traz punjantes notas de cerejas e morangos, em meio à uma belíssima acidez que combinará perfeitamente com o palmito e o alho poró do risoto, ou ainda, o meu preferido para a ocasião, o argentino Barrandica  Pinot Noir 2012, produzido pela vinícola Antucura, na região de Mendoza. Este vinho de cor intensa e reflexos violáceos, é um pouco mais encorpado que um Pinot de Borgonha, e traz marcantes notas de jabuticaba e cerejas negras, que surgem entre passas, chocolate e tabaco, traduzindo uma regionalidade plenamente integrada ao cardápio.

   4º PASSO – Para o segundo prato, pensamos em uma proteína bovina para contrastar com o prato que o antecedeu, que tal um medalhão de filet mignon em crostas de ervas e gnochi na manteiga, acompanhado do excelente Talenti Rosso Di Toscana IGT 2012, produzido pela italiana Talenti, que produz um dos mais populares Brunello de Montalcino.  Esse tinto tem aroma frutado, bom corpo e taninos presentes. Ideal para massas e filets bem condimentados, traz aromas de frutas vermelhas frescas, sálvia e alfazema, combinando um paladar equilibrado com uma acidez vivaz, que permanece na boca por um bom tempo.
 
   5º PASSO – Para finalizar um jantar tão especial, uma saborosa sobremesa é essencial, mesmo depois de tantos pratos. Para tanto a sugestão é de uma torta mousse de limão, acompanhada de um delicioso Morandé Late Harvest 2009, vinho de colheita tardia, servido em taças pequenas (45 ml), baseado na uva Sauvignon Blanc colhidas maduras, com ricas notas de mel, emoldurada por aromas cítricos e florais e excelente acidez.

   Para os vinhos apresentados nesta matéria optamos por rótulos simples, porém de excelente qualidade e preço bastante razoável. Podendo serem encontrados em sites especializados ou na Adega Tio Sam e Grand Cru da Bahia Marina, localizada na Avenida Contorno, que dispõe do excelente atendimento do Edy, que poderá indicar substituições por similares na mesma faixa, que
seguramente farão enorme sucesso, não apenas na comemoração do Dia das Mães, mas em qualquer ocasião especial.