Cultura

LA PAZ celebra sexta santa com procissão ao Senhor Morto e encapuzados

Uma sexta-feira santa belíssima
Tasso Franco , da redação em Salvador | 03/04/2015 às 20:55
Procissão do Senhor Morto em La Paz, Bolivia
Foto: BJÁ
    A Semana Santa na Bolivia tem manifestações religiosos em várias localidades do país, uma romaria especial a Copacabana - cidade localizada às margens do Lago Titicaca que reverencia essa imaculada santa - e toda uma tradição Ibérica espanhola - de um catolicismo bem tradicional. 

   Em La Paz, nos arredores da Igreja e Convento de São Francisco - ordem religiosa mais antiga e cultuada na capital - são armadas tendas de vendas de roscas, canelones, ovos de Páscoa, lágrimas de cristo, uma infinidade de pães e saltenas, e objetos religiosos. 

   É proibida a venda de bebidas alcoólicas nas ruas em tendas e barracas de camelôs não só na semana santa, mas, todos os dias do ano.
 
    Missas são rezadas dentro da programação da semana santa - a exemplo do Brasil - e na sexta-feira, 3, as orações começaram à tarde se encerrando por volta das 17h com a comunhão, depois, seguida da Procissão do Senhor Morto pelas ruas do centro histórico, especialmente Avenida Mariscal Santa Cruz.

   No interior da basília de São Francisco é encenada uma apresentação teatral de 10 minutos com o aprisionamento de Cristo e sua crucificação.
 
   A procissão é belissima, no entardecer e inicio da noite, clima religioso de fé contricta, cada santo sendo conduzido em andor seguido de uma banda de música e os fieis de cada uma das irmandades, sendo que no final vem o andor com o Senhor Morto encerrando com a irmandade das Virgens Dolorosas.

   Cada pessoa - guardião  - que conduz o andor veste uma túnica nas cores branca, marrom e vinho com capuzes dando um tom bem medieval do evento. As familias se aglomeram ao longo da avenida assistindo e aplaudindo a procissão. (TF)