Cultura

SALVADOR 466 ANOS: Maria Bethânia canta É D'Oxum um dos hinos da city

Vide
Da Redação , Salvador | 29/03/2015 às 07:34
Maria Bethânia no Farol da Barra
Foto: Valter Pontes
   A cantora Maria Bethânia foi a atração em show do aniversário da cidade no Farol da Barra com bom público no Farol na noite do sábado, 28.

   Em imenso palco coberto de cortinas e piso preto, ocupado inicialmente pelos sete músicos, a cantora vestiu uma longa saia dourada, com blusa em tons avermelhados, numa saudação a Iansã,abriu o espetáculo homenageando tupinambás e caboclos com a música "Povos do Brasil". 

   E daí e diante, a voz forte passou a entoar músicas que evocam orixás e elementos da cultura afrobaiana, chegando a "Sangrando, de Gonzaguinha e " Primeira Manhã", de Alceu Valença, passou a ser acompanhada a capela pelo coral afinado, formado pelo público.

   Maria Bethânia cantou em seguida  "Negue" (Adelino Moreira e Enzo de Almeida Passos), "É o amor!", de Zezé de Camargo e Luciano e "Fera Ferida (Roberto Carlos). E mesmo aos 50 anos de carreira e 69 anos de idade a serem completados em junho próximo, mantém a qualidade declamatória como intérprete, sem perder a leveza de voz e de corpo.

  Um dos pontos altos da noite foi a apresentação da sambista Mariene de Castro, que cantou "Flor da Raiz" (Roque Ferreira), seguida por Margareth Menezes  que uniu as vozes das três cantoras em "É D'Oxum, (Vevé Calazanas). Juntas também entoaram canções que homenageiam Salvador como "Bahia de São Salvador", "João Valentão, Dia de Festa no Mar". "São  coisas que a gente só vê na Bahia", brincou Bethânia.

  O prefeito ACM Neto compareceu ao show e destacou que “Nada melhor do que comemorar os 466 anos de Salvador com uma das artistas mais importantes do Brasil e que representa tão bem a Bahia”, ressaltou. O prefeito ainda fez questão de cumprimentar Bethânia após o show, agradecendo-a pelo grande espetáculo. “Muito obrigada, prefeito, por esta festa linda promovida na cidade e pelo convite. Foi maravilhoso”, disse a artista.