Cultura

Orquestra Sinfônica da UFBA abre temporada concertos, na Reitoria, 25

vide
Cia Comunicação , da redação em Salvador | 18/03/2015 às 12:33
Maurice Ravel, Pavane pour une infante defunte
Foto: ILS
A Orquestra Sinfônica da UFBA abre na próxima quarta-feira, dia 25 de março, no Salão Nobre da Reitoria, no Canela, a sua temporada de concertos de 2015, com uma apresentação dedicada ao compositor alemão Brahms, uma das mais importantes figuras do romantismo musical europeu do século XIX. Serão executadas quatro sinfonias do compositor. O concerto começará às 20 horas e terá entrada franca. 

Johannes Brahms nasceu em Hamburgo no ano de 1833. Seu pai, Johan Jacob, era contrabaixista e ganhava a vida tocando nos bares e nas tavernas da cidade portuária. Aos sete anos, Brahms iniciou os seus estudos de piano. Aos 10 anos, fez seu primeiro concerto público, interpretando Mozart e Beethoven.  

Brahms dedicou-se a todas as formas musicais. Pode-se dizer que a obra brahmsiniana representa a fusão da expressividade romântica com a preocupação formal clássica. Em uma época onde a vanguarda estava com a música programática de Liszt e o cromatismo wagneriano, Brahms compôs música pura e diatônica, e ainda assim conseguiu impor-se.


Programa da noite


Richard Peaslee, Night Songs para
trompete, cordas e harpa. Trompete, Heinz Schwebel


Maurice Ravel, Pavane pour une infante defunte


Aaron Copland, Quiet Night para
trompete, oboé e cordas. Trompete, Heinz Schwebel; Oboé, Roberta Bejnamim
Barbosa


Johannes Brahms, Sinfonia No 2 em
ré maior