Cultura

PROFESSORA! Daniela dá aula de Carnaval para crianças na Vila Infantil

Muito bacana
Agecom , da redação em Salvador | 15/02/2015 às 13:05
Dan dando aula na vila infantil
Foto: Angelo Pontes
m pouco de História sobre o Carnaval por quem entende do assunto. Assim pode ser definido o encontro entre Daniela Mercury e as crianças e adultos presentes da Vila Infantil Itaú, na tarde deste sábado (14), na Praça Dois de Julho, no Campo Grande. Daniela, que é madrinha da vila, contou a história do Carnaval de Salvador desde a chegada dos portugueses, passando pelo surgimento de seus mais diversos ritmos e danças, até chegar aos dias atuais. Crianças e adultos puderam aprender, e até relembrar, momentos da nossa história em aproximadamente 90 minutos de muita diversão.

De acordo com a cantora, este foi um momento para passar um pouco de conhecimento sobre a festa baiana para a nova geração. “Enumerando ritmos, mostrando as danças e contando a História do Carnaval, de onde começamos até hoje”, contou.  Acompanhada por integrantes do grupo Quabales, dançarinos interpretaram para os presentes coreografias de marchinhas carnavalescas, samba de roda, xote, fricote, ijexá, entre outros ritmos.

Daniela relembrou o primeiro samba enredo baiano, Portais da Bahia, composição de Nelson Rufino, em 1964. A cantora dançou no palco com as crianças o samba de roda, frevo, e outros ritmos, à medida que contava a evolução do Carnaval, e contou sobre a criação do trio elétrico, quando Dodô e Osmar decidiram tocar o frevo em cima da Fobica e arrastou uma multidão com eles.

Bandas e artistas conhecidos do público, como Olodum, Luís Caldas, Timbalada, e blocos como Ilê Ayê e Filhos de Gandhy foram lembrados pela cantora, que cantou com o público diversos clássicos de carnavais baianos, como Faraó e Fricote. “Essa música que dá início ao axé, essas misturas que os baianos fizeram, vamos mexendo com tudo e fazemos o Deboche”, contou Daniela, emendando a música que marcou o Carnaval dos anos 80.

A cantora realizou ainda um desfile de fantasias com as crianças presentes, e finalizou a apresentação com sua música A Cor da Cidade. “A História foi contada através dos ritmos, de uma maneira divertida, com a ajuda da criançada”, finalizou.

Rainha Má - A personagem do Carnaval 2015 criada por Daniela não deixou de ser lembrada durante o encontro. “A maldição que vai acontecer na terça-feira de Carnaval tem a ver com criança, pois eu já avisei que os relógios estão andando para trás”, afirmou. “Todo mundo vai virar criança na terça-feira para fazer uma reflexão sobre o Brasil, e vocês vão ver a segunda maldição da Rainha Má acontecer”, disse, lembrando que no ultimo dia de folia ela estará de volta no circuito do Campo Grande, após 20 anos afastada.