Cultura

Dona Edith do Prato é homenageada em roda de samba com Mariene no Pelô

vide
Secom , Salvador | 14/02/2015 às 11:48
Mariene de Castro tvb toca prato
Foto: Elói Correia
A folia abriu alas para a emoção durante a abertura oficial do Carnaval da Cultura 2015 na sexta-feira (13). O palco principal, localizado no Largo do Pelourinho, foi cenário de uma homenagem histórica a Dona Edith do Prato, santamarense, ícone do samba de roda da Bahia que ficou conhecida por tocar samba usando prato e faca como instrumentos.

A também sambista Mariene de Castro foi a anfitriã da festa e recebeu no palco Margareth Menezes, Mariela Santiago, Virgínia Rodrigues, Will Carvalho, Carol Soares e Manuela Rodrigues, em apresentações em conjunto e individuais, estas sete vozes negras relembraram junto com o público canções eternizadas na voz e no compasso de D. Edith. Os milhares de foliões presentes saudaram com muita alegria e animação ao centenário da grande sambista e representante da cultura popular.

“Foi um presente que o secretário de Cultura Jorge Portugal me deu de abrir o carnaval do Pelourinho falando de uma senhora como d. Edith do Prato no seu centenário, além de poder cantar com essas vozes negras maravilhosas aqui da Bahia, com direção de Zebrinha e Jarbas Bittencourt, com minha banda, trazendo o repertório de d. Edith que a gente priorizou e um pouco do meu repertório também. Foi uma noite muito especial”, declarou Mariene de Castro.