Cultura

ASSEMBLEIA lança 4º Vol da Coleção Memórias Museu Eugênio Leal

Acontece na quinta feira, 11
PB , Salvador | 10/12/2014 às 18:45
Museu Eugênio Leal, Memória da Bahia, publicação da ALBA
Foto: DIV
A Assembleia Legislativa lança hoje (quinta, dia 11.12) o quarto volume da coleção "Memórias da Bahia" publicada em regime de co-edição com o Museu Eugênio Teixeira Leal. Prefaciado pelo ex-governador Roberto Santos, contando com apresentação do presidente Marcelo Nilo, o livro contém 15 palestras proferidas por especialistas e intelectuais sobre os temas "Mulher" e "Personalidades da nossa Bahia". A cerimônia de lançamento será no Espaço Versátil, no Ondina Apart Hotel, às 17h.

Esta coleção recupera e disponibiliza para as novas gerações o longo ciclo de palestras realizados no Museu Eugênio Teixeira Leal ao longo de uma década, entre os anos de 1985 e 1995, numa jornada cultural articulada e executada pelo professor José Calasans, que à época dirigente daquela instituição. As palestras eram mensais e foram registradas em fitas, posteriormente degravadas pelo pessoal do museu – abordando os mais diversos aspectos da vida da Bahia e dos baianos.

HISTÓRIA PRESERVADA

Cuidadosamente editado pelo designe Tamir Drumond, o material foi convertido da linguagem coloquial para a escrita e revisado, sempre que possível pelos próprios autores das palestras ou seus familiares diretos. Contém ainda fotografias de época e um sucinto currículo de cada um dos palestrantes, sendo agrupados em 415 páginas. A coleção terá cinco volumes

O volume que agora será lançado conta com palestras dos professores José Martins Catharino, Ruy Simões, Edivaldo Boaventura, Paulo Maciel, Lamartine Lima, Celina de Araújo Scheinowitz e Édson Guimarães Gottschalk. Bem como dos jornalistas Terezinha Cardoso, Afonso Maciel e João Falcão; e dos cientistas Elsimar Coutinho e Maria Theresa Pacheco entre outros.

Os palestrantes discorreram sobre temas como "Francisco de Sá – A Pessoa e o Dirigente"; O "Centenário de Anísio Masmorra"; "Estresse e o Sexo na Vida da Mulher Moderna"; "Senhora Góes Calmon ditou Décadas de Fidalguia". Ou ainda, "Fui Secretária do Reitor Miguel Calmon"; Sexualidade Humana Ontem e Hoje;  "Miguel Calmon e a Reforma da Universidade", Américo Simas, um Professor Universitário; "A Outra Face de Orlando Gomes" e "Wanderley Pinho nos Leva de Volta aos Salões". 

O deputado Marcelo Nilo acredita que a conclusão da coleção "Memórias da Bahia", em meados do próximo ano, enriquece o programa editorial do Legislativo por seu valor intrínseco, acrescentando que a "recuperação de obras de inegável valor literário, memorialista e histórico há muito deixou de ser para o Legislativo mera ação de marketing cultural, assumindo vulto maior e contribuindo decisivamente para a elevação cultural da Bahia".

Por seu turno, o diretor presidente da Fundação Econômico Miguel Calmon, Luiz Carlos de Andrade Ribeiro, manifestou a satisfação que o lançamento desse livro ocorra no exato momento em que é comemorado o 30º aniversário de fundação do Museu Eugênio Teixeira Leal, "instituição que sempre atuou, como atua, como uma casa de difusão da nossa cultura e dos melhores valores da Bahia e dos baianos, com forte atuação social e inclusiva". Para ele esse é material primário de primeira linha para estudos de pesquisadores e historiadores da atualidade ou do tempo que sobrevirá"