Cultura

“Teatro Griô em Flor”: Salvador recebe encontro nacional dessa arte

“Teatro Griô em Flor”: Salvador recebe encontro nacional da arte de narrar histórias
Helder Azevedo , da redação em Salvador | 09/12/2014 às 12:50
A arte de contar histórias
Foto: DIV
Entre os dias 11 e 14 de dezembro, acontece no Teatro do SESI – Rio Vermelho, em Salvador, a primeira edição do “Teatro Griô em Flor”, um encontro nacional para revelar a arte de narrar histórias e aproximar o público da capital baiana dos artistas, mestres populares e pesquisadores que se inspiram na tradição oral das cantigas, brinquedos, contos, versos e demais tramas populares.
 
O projeto traz em sua programação “Rodas de Conversa”, apresentações com os artistas, narradores, pesquisadores e mestres populares – Regina Machado, Sálua Chequer, Vanda Machado, Lydia Hortélio, Hélio Leites, Rafael Morais e Grupo Teatro Griô; espetáculos inspirados em contos de tradição oral como “Histórias de Mãe Beata” e “Um Passarinho me contou”; “Cortejo” com pernas de pau, músicos e artistas populares; “Rodas de Versos” com Lydia Hortélio e Sálua Chequer; “Oficinas” da Arte de Narrar histórias, com Rafael Morais; de “Brinquedos Artesanais” com Sálua Chequer; “Cantigas populares” com Lydia Hortélio; “Apresentação de histórias contadas com bonecos e miniaturas” com Hélio Leites; “Sessão de contos” com Regina Machado; Apresentação “Pradarrum”, com Gabi Guedes, “Noite Griô – Espaço aberto para a narração de histórias, cantigas e versos” e “Sessões de histórias” com os narradores do Teatro Griô.
 
O Encontro Inspirado nas Narrativas de Tradição Oral, idealizado e coordenado por Rafael Morais e Tânia Soares, conta ainda com a participação dos artistas integrantes do grupo Teatro Griô na produção executiva.
 
O projeto “Teatro Griô em Flor” foi selecionado no edital Arte Todo Dia, da Fundação Gregório de Mattos, com apoio financeiro da Prefeitura de SalvadorE conta com a parceria do Teatro do SESI Rio Vermelho, através do Que Onda - Movimento Internacional da Cultura da Infância e Juventude.
 
As atividades vão ocorrer de acordo com o cronograma abaixo:
 
PROGRAMAÇÃO
 
11/DEZEMBRO - (QUINTA-FEIRA)
10h às 12h - Oficina de “Brinquedos Artesanais” com Sálua Chequer
19h às 19h30 - Roda de Versos com Sálua Chequer
19h30 às 20h - Roda de Conversa com Sálua Chequer
20h às 22h - Noite Griô: Espaço aberto para a narração de histórias, cantigas e versos
 
12/DEZEMBRO - (SEXTA-FEIRA)
09h às 12h - Oficina “A Arte de Narrar histórias, com Rafael Morais”
19h30 às 20h - Apresentação do espetáculo inspirado em narrativas de tradição oral “Histórias de Mãe Beata”
20h às 21h - Roda de Conversa com Vanda Machado
21h às 21h30 - Apresentação “Pradarrum”, com Gabi Guedes
 
13/DEZEMBRO - (SÁBADO)
13h às 14h - Oficina “Cantigas populares” com Lydia Hortélio;
14h às 15h - Roda de Versos com Lydia Hortélio
15h às 15h40 - Roda de Conversa com Lydia Hortélio
15h40 às 16h20 - Sessão de Contos com Regina Machado
16h20 às 17h - Roda de Conversa com Regina Machado
 
14/DEZEMBRO - (DOMINGO)
14h às 14h20 - Cortejo com pernas de pau, músicos e artistas populares
14h20 às 15h – Apresentação do espetáculo inspirado em narrativas de tradição oral “Um Passarinho me contou”
15h às 16h - Apresentação de Hélio Leites com suas miniaturas e histórias
16h às 17h - Roda de conversa com Hélio Leites
 
SOBRE O GRUPO TEATRO GRIÔ
 
O Teatro Griô é um grupo de pesquisa, prática do teatro e tradição oral, que tem como fonte de inspiração a arte dos narradores de história de matriz africana, artistas populares e palhaços que representam a verdadeira essência humana com sua simplicidade, humor e poesia.
 
Criado há 16 anos pelos artistas Rafael Morais e Tânia Soares, o grupo realiza diversas apresentações artísticas nos mais variados espaços cênicos como teatros, centros culturais, praças e ruas. O grupo desenvolve pesquisas e metodologias próprias, e além de espetáculos oferece cursos e oficinas artísticas para pessoas com ou sem experiência de todas as idades.
 
CONVIDADOS
 
Sálua Chequer atua como pesquisadora na área de Cultura Popular. Fundadora e Diretora Artística do grupo musical Camerata Popular do Recôncavo. Idealizadora do projeto: Essa toalha tem Estória. Possui um acervo de mais de mil brinquedos populares, que expõe através de ações itinerantes na Bahia, Paraná e São Paulo.
 
Vanda Machado mergulha no seu passado, buscando compreender os seus ancestrais para, então, resignificar o seu presente e continuar fazendo história, a exemplo do seu Projeto Irê Ayó, na Escola Eugênia Anna dos Santos – comunidade do Terreiro Ilê Axé Opó Afonjá e da autoria de livros como Vivência e Invenção pedagógica - As crianças do Afonjá; IrêAyó, Mitos Afro-brasileiros; Pele da cor da noite; e Irê Ayó – caminho da alegria – educação das relações étnico-raciais.
 
Gabi Guedes nasceu no Alto do Gantois, ainda menino iniciou os estudos de percussão com os Alabês do Terreiro do Gantois. Artista de projeção internacional, tocou com Jimmy Cliff, Margareth Menezes, Lazzo, Raimundo Sodré, Hermeto Pascoal, dentre outros. Atuou no Balé do Teatro Castro Alves, criando ritmos e trilhas sonoras para diversos espetáculos. Publicou, em 1989, “Brésil Afro-Roots”, com transcrição de ritmos do Candomblé. Destaque na Rumpilezz, Gabi também ministra aulas e workshops de percussão.
 
Lydia Hortélio dedica-se à pesquisa e difusão de Cultura da Criança e de Música Brasileira, em particular das manifestações musicais da zona rural do município de Serrinha. Tem participado de diversos projetos, no Brasil e no exterior. Entre os seus livros destacam-se: Uma Experiência em Educação; História de Uma Manhã...; e O Presépio ou o Baile de Deus Menino - um Natal brasileiro. Entre os discos, destacam-se “Abra a Roda Tin Do Lê Lê” e “Ô, Bela Alice”.
 
Regina Machado é contadora de estórias para adultos e crianças desde 1980. Professora da ECA-USP. Autora, dentre outros, dos livros Acordais – Fundamentos Teórico-poéticos da Arte de Contar Histórias; O Violino Cigano e Outros Contos de Mulheres Sábias; A Formiga Aurélia e Outros Jeitos de Ver o Mundo; e Nasrudin. É a criadora e curadora do Encontro Internacional BOCA DO CÉU de Contadores de Histórias.
 
Hélio Leites é um artista extremamente criativo e irreverente que transforma objetos descartados em preciosas obras de arte expostas há muitos anos em uma barraca na Feira de Artesanato do Largo da Ordem, em Curitiba. Descrito pelo escritor Leminsky como “um significador de insignificâncias”, trabalha com objetos como caixinhas de fósforo, botões, rolhas, latas, madeira e restos de material entalhado, que em suas mãos são transformados em personagens que contam histórias, prendendo a atenção de crianças e adultos com muito encantamento e poesia.
 
CRIADORES DO ENCONTRO
 
Rafael Morais é Coordenador Artístico do Teatro Griô, com o qual realiza diversos projetos inspirados no Teatro e nas Narrativas de Tradição Oral. Encenou, dentre outros, os espetáculos “O Caçador de Sonhos – Inspirado nos mitos dos Orixás”; “Na Teia de Ananse – Trama da Palavra” e “Histórias de Mãe Beata”. Narrador, Diretor, Professor de Teatro e Mestre em Artes Cênicas – UFBA, tem realizado cursos, palestras e espetáculos em Universidades, Associações Culturais e Festivais Artísticos. Criou e Organiza os Encontros “Teatro Griô em Flôr – Inspirado nas Narrativas de Tradição Oral”; e “Teatro a Céu Aberto – Encontro da Arte do Teatro de Rua”. Realiza as “Noites Griô” sessões para ouvir e contar histórias.
 
Tânia Soares é coordenadora do Teatro Griô. Mestre em Artes Cênicas – UFBA. Dirigiu dentre outros, os espetáculos infanto-juvenis “Brincando com a Morte”, premiado com o Prêmio Funarte 2010 e “Um Passarinho me contou...Histórias para Ouvir, Cantar e Encantar”, premiado no Edital Arte em Toda Parteda Fundação Gregório de Mattos, ambos inspirados em narrativas de tradição oral. Ministra cursos e oficinas artísticas para crianças e adultos.
 
FICHA TÉCNICA
Criação e Coordenação Geral: Rafael Morais
Coordenação: Tânia Soares
Convidados: Sálua Chequer, Vanda Machado, Gabi Guedes, Lydia Hortélio, Regina Machado e Hélio Leites.
Assessoria de Imprensa: Nell Araújo
Luz: Nando Zâmbia
Designer: Tai Oliver
Músico convidado: Ricardo Hardman
Elenco do Teatro Griô: Alcides Valente, Alice Carvalho, Andréa Coelho, Clara Morais, Darluce Azevedo, Fabricia Brito, Ivana Luckesi, Josiene Amaral, Layno Sampaio, e Zidi Brandão.
Apoio Financeiro: Fundação Gregório de Mattos – Prefeitura de Salvador
Parceria:Teatro do SESI Rio Vermelho – “Que Onda - Movimento Internacional da Cultura da Infância e Juventude”.
Produção e Realização:Teatro Griô
 
Serviço
Teatro Griô em Flor - Encontro Inspirado nas Narrativas de Tradição Oral
Data: 11 a 14 de dezembro (quinta-feira a domingo)
Local: Teatro do SESI – Rio Vermelho
Entrada Franca
Maiores informações: (71) 3018-4888 / 8763-5293
teatro@teatrogrio.com.br
www.teatrogrio.com.br
www.fb.me/teatrogrio​​