Cultura

Semana cultural no Olodum teve Bunny Wailers e Ray Lama, do Congo

Com informações de Aquatalux Rodrigues
Aquatalux Rodrigues , Salvador | 28/11/2014 às 14:50
Ray Lama do Congo com João Jorge na Casa do Olodum
Foto: AR
Iniciamos, na segunda-feira (17 de novembro) com a visita da lenda do Reggae mundial, Bunny Wailers  acompanhado de sua companheira, Srª. Maxine Isis Stowe, e o mesmo falou  para todos os presentes sobre a importância da sobrevivência de projetos como o Olodum no combate ao racismo e outras formas de violência sofrida pela população negra ,africana e da diáspora  no mundo. Recebeu um kit do Olodum com o Livro de Música 2014 dos compositores, distribuiu autógrafos e nos presenteou com o seu novo CD 50 anos de Wailer. Estiveram presentes importantes liderança, como, Antônio Carlos Vovô ( Ilê Aiyê) , Valmir França (Negões),  músicos e ativista locais, como, Jussara Santana e apreciadores da lendária música cantada por Bunny Wailers.

No dia seguinte, 18 de novembro, a Casa foi o cenário da primeira reunião de fomentação das diretrizes  para a construção da II Conferência Global de Nacionalidades Negras que tem como principal proposta promover o intercâmbio entre o Brasil, Estados Unidos e a Nigéria nos campos da cultura, comércio internacional e tecnologias sociais. 

    Essa conferência tem como foco apresentar projetos voltados para a população afrodescendente e da diáspora africana que tenham contribuído para o empoderamento na cultura, comércio e tecnologia nesses três países. Estavam presentes com Sr. Stanley Straughter da Bazilio Cobb Associates como representante do EUA, Leonel Leal Neto do Centro de Estudos e Estratégias em Relações Internacionais, articulador desse encontro, militantes do movimento negro, de entidades negras, intelectuais, comerciantes, gestores públicos e representantes do governo para discutir a melhor formar para realizar a Conferência em novembro de 2015. 

   A continuidade desse encontro se dará inicialmente por meio virtual, logo após, fomentação de projetos para apresentação na Conferência. Neste mesmo dia, a banda do Olodum estava na Serra da Barriga/AL em comemoração ao dia da Consciência Negra.

Para fecharmos a semana com chave de ouro, na quarta-feira(19 de novembro) a música novamente invadi a Casa com a visita do músico Ray Lema, africano do Congo e familiar parceiro do Olodum, pois esteve no FEMADUM, Festival de Musicas e Artes Olodum em 1988. A visita foi banhada de grandes trocas sobre a importância dos  novos caminhos que a música afrodescendente estar trilhando no mundo.