Cultura

LIVRO sobre brasões e armas da Casa da Torre será lançado no IGHB, 13

VIDE
Tasso Franco , da redação em Salvador | 05/11/2014 às 13:32
Ils da Casa da Torre em Praia do Forte, Bahia
Foto: ILS
Em 12 de novembro, quarta-feira, será lançado o livro “BRASÕES DE ARMAS – Armorial Histórico da Casa da Torre de Garcia d'Ávila – Raízes e Vínculos Além-mar”, às 17h, no Museu Histórico Nacional – MHN, no Rio de Janeiro. Durante o evento será doado pelo autor do livro Christovão de Avila ao MHN, que é reconhecido guardião da memória e da cultura nacionais.

A obra, uma publicação da Editora HEXIS com o apoio do Museu Histórico Nacional e o patrocínio da Petrobras, é especialmente indicada para historiadores, genealogistas, heraldistas, clérigos, pesquisadores, professores, estudantes, indianistas, produtores, turistas nacionais e estrangeiros, e todos os interessados na História e na Cultura do Brasil e dos mais de vinte e cinco países envolvidos.

Estão confirmados também os lançamentos no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, em Salvador (BA), 13 de novembro, às 17h, e no Castelo da Torre de Garcia d’Ávila, em Praia do Forte, 15 de novembro, às 17h, com palestra do autor e sessão de autógrafos.

O livro documenta e reproduz a riqueza histórica e artística do Armorial.

Reproduz as imagens dos 188 Brasões de Armas, transcrevendo seus vínculos genealógicos e institucionais.
Textos de destacadas personalidades no cenário cultural, complementados por uma síntese cultural e patrimonial sobre a Casa da Torre de Garcia d’Ávila, desde as antigas raízes no Brasil e vínculos além-mar.
A publicação do livro contou com o patrocínio da Petrobras e o apoio do Museu Histórico Nacional.
90% da tiragem serão distribuídos a entidades culturais e filantrópicas.

A OBRA

O livro de arte apresenta o Armorial Histórico da Casa da Torre de Garcia d'Ávila, declarado internacionalmente uma das mais importantes coleções de Brasões de Armas não somente do Brasil, mas de todo o Novo Mundo. Homenageia a Índia Catarina Paraguaçu, batizada Katherine du Brésil em Saint Malo na Bretanha, considerada mãe das mães brasileiras, um símbolo de congraçamento racial, completado 500 anos do seu nascimento e 500 anos da chegada do português Diogo Álvares, o Caramuru, instituidor do primeiro núcleo europeu contínuo e formou a primeira família brasileira documentada, a mais antiga raiz genealógica da Casa da Torre no Brasil.

Uma herança heráldica, das raízes e vínculos além-mar às alianças contraídas nos séculos vividos neste lado do Atlântico, que resgata diversos ramos da Casa da Torre de Garcia d’Ávila, de personalidades e famílias a ela vinculadas por matrimônios e de instituições com ligações importantes.

O livro documenta a riqueza histórica e artística do Armorial da Casa da Torre reproduzindo imagens de 188 Brasões de Armas e transcrevendo seus vínculos genealógicos e institucionais complementados por textos de destacadas personalidades no cenário cultural. O relato sobre a heráldica, no mundo, no Brasil e no Armorial, é de autoria do único acadêmico brasileiro da Académie Internationale d’Héraldique, o sempre lembrado Rui Vieira da Cunha, que introduz o leitor no universo desta complexa ciência e arte.

A renomada heraldista Vera Bottrel Tostes, diretora do Museu Histórico Nacional, apresenta um olhar aguçado sobre o Armorial Histórico e a atualidade, ficando por conta da presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, a destacada historiadora Consuelo Pondé de Sena, o texto D’além-mar – Mancebos e Varões, rememorando os que aqui aportaram nas origens do Brasil.

É apresentada uma nota explicativa do saudoso executor do Armorial, Victor Hugo Carneiro Lopes, documentando, assim, os pareceres oficiais, de análise e aprovação, nacionais e internacionais.

Os textos introdutórios são do Rev.mo Dom Emanuel d’Able do Amaral, OSB, Arquiabade, do Mosteiro de São Bento da Bahia, com o seu prefácio; e do autor e coordenador Christovão de Avila, que complementa a obra com imagens, textos e a reprodução de documentos históricos, em uma síntese cultural e patrimonial sobre a Casa da Torre de Garcia d’Ávila, destacando as mais antigas raízes, na Igreja de Nossa Senhora da Graça da Bahia e no Castelo da Torre, até a Independência e constituição do Império do Brasil. O posfácio é do ilustre heraldista Miguel Metelo de Seixas, presidente do Instituto Português de Heráldica.

DIMENSÃO BRASILEIRA

Segundo cálculos de genealogistas, descendem de Caramuru cerca de 20 milhões de brasileiros. Com raízes genealógicas documentadas desde as origens do Velho Mundo, a sucessão de Jerônimo de Albuquerque é uma das maiores do país. E seus descendentes, vinculados à sucessão da Casa da Torre, espalham-se pelo Brasil e pelo mundo.