Cultura

Zé Neto destaca importância da Flica para panorama cultural da Bahia

VIDE
ASCOM ZN , CACHOEIRA | 02/11/2014 às 11:22
Líder do governo, deputado Zé Neto, na Flica
Foto: DIV
Na tarde deste sábado (01), o deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia prestigiou a IV edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica). Um dos destaques da programação deste quarto dia de evento foi a mesa “Os rastros de antigos laços” com Mãe Stella de Oxóssi, escritora homenageada da Flica 2014, por ser representante-mor da cultura iorubá no Brasil.

 Zé Neto, que participa da Flica desde a sua primeira edição em 2011, considera importante o contato com a literatura que a festa oferece, seja através dos livros, seja através das mesas de discussão com os escritores, bem como através da programação paralela que o evento oferece. Este ano, o deputado esteve na Flica acompanhado de sua família.

“Fiz questão de trazer minhas filhas, minha esposa, minha mãe e minha sogra para prestigiar esse evento. Fizemos tudo que estava no script, trouxe as meninas para conferir a Filiquinha, percorremos livrarias, passamos por pontos turísticos e culturais da cidade como o museu do Iphan, a igreja do Convento, o museu do Cinema, o Arquivo Público Municipal e ainda comemos uma maniçoba na casa do meu amigo Zé Luiz. Foi uma tarde e um início de noite maravilhosos que vão ficar na memória, no coração e na determinação de continuar empenhado em ajudar no que for possível para que cada dia esse evento cresça mais”, disse o deputado.

A Flica conta com o patrocínio de empresas privadas e tem também parceria com o governo do Estado. O deputado Zé Neto foi um dos interlocutores que viabilizou a parceria entre o governo do Estado e a festa. Através das secretarias de Comunicação e de Cultura e Turismo o governo da Bahia tem contribuído com a realização do evento.

“Prestigiei todas as edições e ultimamente tenho participado também como coadjuvante na colaboração que o Estado tem dado para esse importante evento. Esse ano foi um ano mais difícil, mesmo assim, através da secretaria de comunicação e de turismo, o Estado deu o seu apoio e mais uma vez essa festa se consolida como um evento cultural e intelectual que simboliza muito na Bahia”, afirmou.

Para Zé Neto, além da importância cultural, a Flica possibilita também o crescimento turístico da região, uma vez que reúne vários visitantes no período da festa. Para ele a consolidação da Flica ao longo dos quatro anos vai fazer com que a prefeitura, o próprio governo estadual e o governo federal ampliem seus esforços para que se tenha mais vigor nesse mportante momento de interação intelectual e cultural que já é referência na Bahia.

Na oportunidade, Zé Neto parabenizou os que estão direta ou indiretamente envolvidos na realização da festa. “Na pessoa do coordenador da Flica, Marcus Ferreira, parabenizo a todos  que participam desse processo. Quero saudar também o secretário municipal de cultura José Luiz Bernardo e o prefeito Carlos Pereira que tem colaborado com a contrapartida do município. Sem esquecer do governador Jaques Wagner que está em viagem, mas que tem feito sua parte nesses quatro anos de um evento que já faz parte de calendário de atividades turísticas e culturais do nosso Estado”, concluiu.