Cultura

LOBISOMEM DE SERRINHA aprova titulo de cidadã a Fernanda lobiswoman

Em reunião preliminar proposta foi aceita pelo Conselho Politico do Lobisomem de Serrinha
Lobi de Serrinha , da redação em Salvador | 26/10/2014 às 14:05
Fernanda Lima, implicitamente, teria homenageado o Lobisomem de Serrinha em Amor & Sexo
Foto: TV Globo
​   Fiquei muito feliz com a homenagem que aquela moça bonita da Globo (aqui na Serra a gente ainda trata mulher por moça), Fernanda Lima, fez a nossa categoria dos lobisomens no programa Amor & Sexo da última quinta-feira. 

   Estive tão entusiasmado durante o programa que dona EsterLoura, minha consorte, ficou com uma ponta-de-ciúme diante tantos elogios que fiz a moça global com sua veste de lobiswoman estilizada, a coreografia com nossos parentes os lobisomens na telinha, a interpretação da música "Homem com H" de Nei Matogrosso, tudo isso me deixou satisfeito porque são poucas homenagens que fazem a nossa categoria de trabalhadores brasis.

   - Você tá muito saliente com essa moça na TV, como se ela fosse lhe dar alguma bola - provocou-me Ester.

   - Quisera eu que ela desse, quisera ter o e-mail dela pra passar uma mensagem lhe elogiando, quisera ter seu whatsapp para mandar um texto - respondi.

    - Vontade você tem mas ela não vai dar ousadia a um lobi de um pé-de-pau desses - adicionou.

   - Que pé-de-pau! A Serrinha hoje é conhecida em todo Brasil, quiçá no estrangeiro. Nossa água afrodisíaca é falada na Alemanha e já veio gente até da Croácia bebê-la em nossa fonte pra angariar nova virilidade - frisei explicando que, se a produção do Amor & Sexo quizer esse poderia ser o tema do novo programa com o título: "A água que levanta até defunto".

   - Não vejo nada disso. Eu que não compre seu cialis na farmácia do filho de Tó pra ver o que aconteceria aqui em casa - arreliou.

   - Não acontecia nada porque, apesar dos meus 280 anos de vida, tó mandando ver graças a nossa água com cantáridas - me gabei.

   - Então você que escreva pra Rede Globo, você que fale com essa moça sirigaita - comentou se dirigindo à cozinha e falando que eu também deveria me dirigir aos politicos pra reivindicar alguma coisa em prol dos lobisomens. 

   Ester, de fato, tem razão neste ponto. Veja que nesta campanha eleitoral, nem Dona Rousseff; nem Sêo Neves tocaram no assunto e falaram de nossa categoria, dos nossos anseios, e isso foi um falta de consideração enorme. Tanto que nossa Associação dos Lobisomens da Serra e mais a Associação dos Lobisomens de Joanópolis (SP) e outras mais deste país vamos elaborar um documento, para aquele que for eleito, estabelecendo alguns pontos, algumas diretrizes que gostariamos que o governo tomasse ao nosso favor.

   Ora, se todo mundo reinvindica, se os gays pedem é coisa; se os evangélicos querem tudo; se os médicos estão nas ruas; se os sem terra exigem reforma agrária; se a marcha das vadias reivindica mais espaços; se os professores querem melhores salários; então, nós também temos o direito de reivindicar alguma coisa.

   De imediato arregimentei nosso conselho político constituido pelo vereador Reizinho, pelo botequier Teco, por nosso homens das leis Tolentino Caneco, pelo empresário Alirio Vermelho, pelo gourmet Pinguinha e nossa conselheira espiritual Ó Santa para que redigissemos um documento contendo as nossas principais bandeiras.

   Ao mesmo tempo liguei para parentes meus na Feira, entre os colberzões; no Quinjique, entre os Lapões; no Buraco do Vento, entre os Penedões para ouvir sugestões, auscultar as nossas bases e demandas

   Mais tarde, conselho reunido, Pinguinha pede a palavra e com toda prosopopeia diz que, antes de qualquer coisa, iria sugerir ao edil Reizinho que propusesse a ínclita Câmara da Serra conceder um titulo de Cidadã a jovem, segundo Pinguinha, "estoteante e admirável senhora Fernanda Lima".

   Diria que a proposta não foi bem recebida por Ester, a qual como sabemos redigi as nossas atas das sessões plenárias. Olhei para ela, mirei os companheiros, e coloquei a proposta em votação havendo empate. Caberia, no caso em tela, eu decidir a parada com o "voto de minerva", mas, suspendi a reunião para um cafezinho.

   - Essa matéria, se V. Exa. achar por bem aprová-la aqui, vai ser dificil passar na Casa Legislativa da Cidade - confessou o edil Reizinho e arrematou dizendo que, para tanto, precisava que fizesse um lobby junto aos outros edis e ter uma justificativa convincente.

   Comecei a fazer o lobby alí mesmo coxixando no ouvido de Alírio para que elogiasse o mais que pudesse a moça.

    Recomeçando nosso encontro, Alírio pediu a palavra antes do meu "voto de minerva" e falou: 

   - Ora, tá na cara que quando a senhora Fernanda Lima fez aquela homenagem na Rede Globo, a que tem a maior audiência neste país, estava, implicitamente, homenageando o Lobisomem de Serrinha, elevando a nossa cidade aos píncaros.

   Pinguinhda solicitou um novo aparte e requereu em viva voz: - V. Exa. poderia explicar quem é esse tal de Píncaros?

   - Topo, cimo, a glória, o máximo de alguma coisa - explicou Alírio destacando que "a nossa Serrinha está igual ao Everest, nas alturas, e o nosso lobisomem, a bandeira que foi fincada no alto do morro.

   Houve aplausos, ainda que, raros. Mas, desta feita, Ester também bateu algumas minguadas palmas. Então, tomei coragem e dei meu "voto de Minerva" desempatando a porfia e aprovando a matéria.

   Em seguida, fiz um discurso de candiato: "O importante, aqui, é exaltar a nossa cidade, torná-la conhecida no plano nacional, ver o nosso pavilhão tremulando nas alturas, torná-la um centro de turismo nacional, quiçá, internacional"... e fui falando em tom cada vez mais emocionado levando Ester às lágrimas.
 
   Nisso chega minha neta Sol da escola, vê aquele cenário retumbante, a sua vó em lágrimas, Pinguinha com os olhos marejados e a mão esquerda patriótica no pleito; e Alírio mais vermelho do que nunca, pura emoção, doido para encerrar aquela tertúlia e tomar uma que desce quadrado geladíssima.

   - MInha vó, a senhora tá chorando! - cumprimentou Sol a Ester admirada com aquela cena.

   - São as coisas do seu avô minha filha. Ele ainda vai ser um senador desta República.

   A sessão deu-se por encerrada e fomos comemorar o advento no Buteco do Teco.