Cultura

ANCINE contesta colunista Berni e diz que não indica filme para Oscar

Com informação da Ancine
Ascom Ancine , RJ | 13/10/2014 às 18:06
O filme escolhido pela Comissão do Minc foi "Hoje eu quero voltar sozinho"
Foto: DIV
Diferentemente do que afirma Diogo Berni em artigo publicado hoje na editoria de Cultura do site de notícias Bahia Já, a Agência Nacional do Cinema – ANCINE informa que  não está entre suas atribuições selecionar ou indicar o filme brasileiro que disputará uma vaga entre os candidatos ao Oscar.

Cabe ao Ministério da Cultura – MinC organizar a comissão especial formada por cinco membros especialistas na área que, anualmente, escolhe o possível representante brasileiros na premiação, a partir de uma lista de filmes inscritos em uma chamada pública específica para este fim.  

Este ano, a comissão foi formada pelo cineasta Jeferson De; pela coordenadora-geral de desenvolvimento sustentável do audiovisual da Secretaria do Audiovisual, Sylvia Regina Bahiense Naves; pelo jornalista Luís Erlanger; pelo presidente do conselho da Televisão América Latina, Orlando Senna, e por George Torquato Firmeza, diretor do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores.

O anúncio do filme escolhido pela comissão, “Hoje eu Quero Voltar Sozinho”, de Daniel Ribeiro, foi feito no dia 18 de setembro pela ministra da Cultura, Marta Suplicy.  No link a seguir está o texto divulgado pelo ministério na ocasião: http://www.cultura.gov.br/noticias-destaques/-/asset_publisher/OiKX3xlR9iTn/content/id/1215027

Diante do exposto, solicitamos a correção da informação equivocada publicada pelo jornalista.