Cultura

Livro de Claudius Portugal e Luiz Humberto Carvalho, lança dia 10

Dia 10 no Sotero
Ascom P55 , Salvador | 06/10/2014 às 13:41
Dia 10, no Sotero
Foto: ILS
Dia 10 de outubro de 2014, sexta-feira, das 19 às 22 horas, no Hotel Sotero (Rua José Peroba 97,  Stiep), a editora P55 estará lançando “REGISTRO CIVIL” na série COMPARSAS, álbum de gravuras em off-set, com edição limitada, numerados e assinados pelos autores, reunindo desenhos de Luiz Humberto Carvalho e textos de Claudius Portugal. Também quando do lançamento será aberta uma exposição de desenhos, com dezoito originais, apresentados no livro.

A série COMPARSAS tem como objetivo principal reunir imagens das artes visuais às palavras de textos literários, colocando lado a lado, um autor de cada segmento, não como ilustração, e sim um trabalho conjunto, de cumplicidade, tendo sido inaugurada em janeiro de 2011 com três álbuns. “Em teu nome”, desenhos de Bel Borba; “Fluxo”, pinturas de Sérgio Rabinovitz, “Só danço samba”, fotografias de Valéria Simões, prosseguindo em 2012 com “Paredes planas” fotografias de Andréa Fiamenghi, todos com textos de Claudius Portugal.     

AUTORES 

Claudius Portugal é baiano de Salvador (1951). Publicou: “Carta à família”, “Em mãos,” “Olho de gato”, “Notas bandalhas”, “WXYZ”, “Negro azul,” “Duende”, “Águas”, “Texto táctil” e e, 2014, Um lugar outros. É autor de livros sobre artes visuais: “Outras cores – 27 artistas da Bahia, reportagens plásticas”, “Sérgio Rabinovitz, a poesia da cor”, “Pinturas recentes de Sante Scaldaferri”, “Murilo, a cor desta cidade”, Juarez Paraiso, um mestre da arte na Bahia”. Em teatro teve encenado: “Quincas Berro d’Água”, “Pelo telefone,” “Cara amiga Sarah H.”, “Não vamos falar nisso agora”, “Poesia é coisa de mulher”, “Noite na taverna”. Escreveu a rádio-novela “O caso da menina morta”. Atualmente dirige e apresenta os programas Atelier e Assembleia Literatura para o Canal Assembleia/Bahia e é consultor da Paulo Darzé Galeria de Arte.

Luiz Humberto Carvalho nasceu em Feira de Santana-Bahia, 1950. Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia em 1974. Suas esculturas e desenhos são criados a partir de materiais normalmente destinados à arquitetura, recursos de computação gráfica, modernos meios mecânicos de execução, plotters, máquinas de corte à laser, entre outros. Ao interagir plenamente com outros elementos da prática arquitetônica atual, a criação de esculturas, relevos e desenhos gráficos é essencial ao processo de concepção de vários produtos utilitários. Sua obra é caracterizada, em grande parte, por temas folclóricos, bíblicos, e por formas gráficas originais, associadas a uma técnica moderna. Seu estilo único já se tornou uma marca própria, facilmente reconhecível em objetos e estruturas de design arrojado, ou em construções modernas, erguidas em Feira de Santana, Salvador, e em várias cidades brasileiras, como o ‘Monumento à heroína Maria Quitéria’, localizado em Feira de Santana – um trabalho em parceria com Juracy Dórea.

P55 EDIÇÕES

 A P55 Edições teve início em 2002, em Salvador, Bahia, e tem como conceito editorial publicações de livros nos segmentos de artes plásticas, cultura brasileira, prosa, poesia, antropologia, gastronomia, fotografia e literatura infantil. A editora tem como principal foco publicações de autores baianos, ou que residam na Bahia, e a disseminação sem restrições da cultura baiana e brasileira a preços acessíveis, seja editando livros raros em domínio público ou publicando livros inéditos.