Cultura

LANÇAMENTO do filme João e Vandinha no domingo (28) , na sala Walter

vide
Secult ,  Salvador | 27/09/2014 às 19:30
João e Vandinhas
Foto: DIV

O filme de longa metragem João e Vandinha, do cineasta italiano Aurélio Grimaldi, terá lançamento em Salvador, neste domingo (28), às 18h, na Sala Walter da Silveira. O lançamento integra a programação da Semana do Audiovisual Contemporâneo da Bahia.
 
O filme João e Vandinha narra a história de amor entre dois jovens do subúrbio de Salvador e de sua turma no bairro onde vivem. Gravidez precoce, drogas, sexo, baladas e outras aventuras marcam a vida do jovem casal e de uma geração de jovens do subúrbio expostos aos riscos de uma sociedade frágil e desatenta com os problemas que marcam essa etapa vulnerável da vida.
 
João se esforça para amar Vandinha e manter a austeridade de uma família, mesmo sendo levado aos desejos da adolescência. Trabalha no canteiro de obras da construção de um estádio de futebol (Arena Fonte Nova). Divide seu tempo entre a rotina de uma vida de adulto e as farras com a turma do bairro, além de cuidar da família. Quando Vandinha engravida do segundo filho, João desaparece de casa e do bairro. Desesperada e sozinha, começa a saga de Vandinha pela cidade em busca do companheiro.
 
O elenco conta com a participação especial do ator Luis Miranda interpretando um padre que atende aos jovens da comunidade onde vivem os garotos. Jovens atores, mas já com experiências no set de filmagem dão identidade e personalidade aos personagens do filme. Destaque para Jéssica Duarte (Vandinha), Lucio Lima (Rosário), Ewerton Costa (Cesar) e Adaison Santos (Marcelo) que fizeram parte do elenco do longa metragem Trampolim do Forte. Destaque também para o jovem ator baiano Paulo Sérgio no papel de João. O filme tem também a participação da atriz italiana Lina Sastri. João e Vandinha foi recentemente selecionado e teve sua estréia  no Festival de Rotterdam 2014.
 
“É uma oportunidade muito interessante lançar o filme na Semana do Audiovisual Baiano. É a primeira co-produção entre o Brasil e a Itália que tem uma produtora baiana envolvida nesse empreendimento”, destaca Fernanda Nascimento, sócia e produtora da Sereia Filmes, empresa responsável pela parceria inédita na Bahia. João e Vandinha é uma co-produção entre Sereia Filmes (Brasil) e Paco Cinematográfica (Itália). A produtora - e distribuidora -  italiana foi a responsável pela realização do filme O Melhor Lance, de Giuseppe Tornatore. O mesmo diretor do clássico italiano Cinema Paradiso.
 
Segundo Aurélio Grimaldi, as imagens da periferia que aparecem no filme não é para demonizar o ambiente, mas para trazer a tona uma comunidade de pessoas comuns, cheias de sentimento e alegria de viver: uma história de meninos e meninas, em busca do amor. “Nosso filme é sobre esses jovens cheio de carinho e ternura, lutando com seus sentimentos e sua vitalidade. Não há bons ou maus”, disse Grimaldi, diretor da película. O cineasta já teve filmes exibidos em Cannes, Veneza, Berlim, Toronto, Rotterdam, entre outros festivais no mundo.
 
Além do filme de Aurélio Grimaldi, cerca de 100 filmes produzidos na Bahia neste século estão em cartaz na Semana do Audiovisual Baiano Contemporâneo, de 26 a 28 (sexta, sábado e  domingo). A entrada é gratuita para os filmes nas salas Walter da Silveira e Alexandre Robatto (Barris) e têm ingressos preços populares (R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia) para os filmes nas salas do Circuito Saladearte: Cinema do Museu (Vitória) e Cine Vivo (Paseo/Itaigara), com exceção do filme “Quincas Berro D'Água, de Sérgio Machado, no domingo, dia 28, às 20h, no Cine Vivo (Paseo/Itaigara), que tem entrada gratuita.
 
A programação completa com os horários de cerca de 100 filmes que estão em cartaz na Semana do Audiovisual Baiano Contemporâneo está no site www.cultura.ba.gov.br e no blog semanadoaudiovisualbaiano.wordpress.com  Esta é mais uma realização das secretarias estaduais de Cultura e de Comunicação/IRDEB e Ministério da Cultura, com apoio de várias instituições parceiras.
 
SERVIÇO:
O QUÊ: lançamento do longa metragem João e Vandinha, de Aurélio Grimaldi. Uma co-produção Sereia Filmes (Bahia/Brasil) e Paco Filmes (Roma/Itália);
QUANDO: dia 28/09 (domingo)
HORAS: 18h
ONDE: Sala Walter da Silveira