Cultura

MARISCADA DO ARRUMADINHO DO ZÉ foi aprovada por DOM FRANQUITO

Comida caseira boa e barata num bairro de Camaçari
Tasso Franco , da redação em Salvador | 26/09/2014 às 08:28
Vatapá, caruru, feijão, arroz e mariscada é no Arrumadinho do Zé
Foto: bjá
   Na semana passada fui às compras no Mercado Municipal de Camaçari. Há, nesse sitio, uma fartura enorme e variada de temperos, verduras, farinhas e tapiocas. Sinto-me bem nesse tipo de ambiente entre os mercadores de todo tipo de produtos que vão à mesa. 

   Imaginei comer uma galinha caipira num dos boxes-restaurantes populares do local, mas, não teria dado sorte. Passei por dois locais recomendados por Rita verdureira, a caipira havia acabado. Nos mercados populares as pessoas comem cedo. Antes do sino da catedral bater meio dia já há muita gente à mesa. 

  Então liguei para Maurício Bacelar pedindo socorro e este sugeriu que fosse ao Restaurante Arrumadindo do Zé, na Gleba C, que lá poderia encontrar a caipira desejada e muito mais em delicias e sabores. Do Mercado até a Gleba C fui guiado por duas gentis senhoras Andréa e Juliana e chegamos quando a caipira também já havia acabado. 

  Mas, não perdemos a viagem. Pelo contrário. De cara, eis que encontro o velho amigo de longas tertúlias politicas desde a época em que Benito Gama sonhara ser governador da Bahia, o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Camaçari, Waldir Freitas.

   Depois de um forte abraço e me apresentar a amigos e a José Carlos, o Zé do Arrumadinho, já estava de saída mas retornou ao salão e recitou ao dono do Restaurante: - Pra brindar esse nobre cronista traga duas geladinhas. Fiquei com a pulga atrás da orelha achando que poderia ser duas bramosas ou até um geladinho, mas, eis que, o Zé nos contempla com duas Caribés geladas à moda russa. - A la vida, disse Waldir saboreando a pinga e yo seguindo o seu caminho. 

   Que conversa agradável. Que maravilha. Waldir lembrou de tantos casos da política baiana e como já passava das duas da tarde e o restaurante estava quase vazio a essa hora, Zé se incorpou à mesa e aí foi que o papo ficou ainda mais legal. Mesa de bar. 

   A àquela inicial dada ao santo seguiu-se outra Caribé, da sequência da conversa, e uma terceira para esperar o principal que havíamos pedido.

   Oséas, o garçom que nos serviu, sugeriu que o melhor do dia era a mariscada com feijão verde, caruru, arroz, vatapá e molho.

   O Arrumadinho do Zé funciona na Gleba C desde 1988. - No início, quando cheguei pra morar aqui nesse conjunto habitacional, vindo de Salvador com uma mão atrás e outra abanando, comecei a vender mingal nesse ponto, confessa Zé.

  Com o passar dos anos, o ponto foi virando venda de comida e nosso restaurante é modesto mas tem uma clientela assidua e amiga. Veja aqui - me leva pra ver a cozinha - é nova, com telhado e todos os equipamentos de primeira. Agora falta conseguir cobrir esse salão das refeições com um telhado bacana - diz Zé olhando para as telhas de amianto que ainda existem no local. Mas, chego lá.

  Nesse papo, surge Oséas com a mariscada. Duas mariscadas para três pessoas porque as Miss Andrea e Juliana também almoçaram conosco. E, Waldir, é claro, deu umas beliscadinhas. 

   - Agora, Waldir, vamos pedir uma gelada loura para nos acompanhar, comentei. 
   - É repetiu Waldir, podemos tomar uma loura  e uma branquinha.

   - Quem aguenta seu ritmo ó Waldir! - pilheriei.

   - Você não viu nada. Vou lhe convidar pra gente subir o Rio São Francisco a partir de Juazeiro e jet-sky, falou olhando pra Zé, de testemunha.

   - O "home" é bom piloto náutico! Pode ir, garantiu Zé.

   - Vou nada. O melhor é saborerar a mariscada e ficar contando essas histórias aqui em terra.

   Andréa e Juliana só faziam rir. Pelo visto, a mariscada estava demais de boa. Eu provei de tudo um pouco: dos camarões, dos maricscos, do molho, do caruru, do vatapá e do feijão.

   Nossa! Posso dizer a você meu simpático leitor, minha caliente leitora, que vale a pena conhecer o Arrumadinho do Zé. 

   Imagina! Quando a gente tava acertando a conta ainda passou umas vaquinhas mugindo e abanando os rabos. 

   É isso, o restaurante do Zé fica quase na zona rural de Camaçari e tem esse toque de classe.
-------------------------------------------------------- 
Restaurante Arrumadinho
Rua Seis, s/n Gleba C
Camaçari, Bahia
Fone 71. 362-6280 e 8723-0618
Média de preço do prato R$25,00
Caribé R$5,00
Boa área de estacionamento
Ambiente ao ar livre arejado
​Classificação 2 DONS