Cultura

TOQUES atabaques, caruru e Wagner na inauguração do gradil do MUNCAB

Evento será marcado por toques de atabaques e finalizado com um caruru em homenagem aos gêmeos Cosme e Damião
Cia da Comunicação , Salvador | 25/09/2014 às 09:31
Gradil tem a assinatura de J Cunha
Foto: Cia da Comunicação
O Museu Nacional da Cultura Afro Brasileira/Muncab, localizado no Centro Histórico de Salvador, inaugura neste sábado, dia 27 de setembro, às 13 horas, o gradil escultório projetado pelo artista plástico baiano J. Cunha para composição de sua fachada. A inauguração contará com a presença do governador Jaques Wagner e será regida por toques de atabaques, finalizando com um caruru de confraternização que também homenageia os santos gêmeos Cosme e Damião. Haverá ainda um “momento cultural” com direito a diversas atrações artísticas.  
 
Com 22 metros de comprimento e 2,30 metros de altura, o gradil ocupa toda a lateral direita do museu. Foi todo confeccionado em aço, com detalhes em inox, e além de embelezar a fachada, passará a integrar o próprio acervo do Muncab, incluindo-se no roteiro de visitação do público. Para produção da peça, que leva o nome de “Histórias de Ogum”, o artista plástico J. Cunha inspirou-se na luta empreendida pelo povo negro para ser aceito socialmente no Brasil, da escravatura aos dias atuais.  
 
“O gradil refere-se ao orixá Ogum, mas busca traduzir de forma bastante ampla a história do negro no país, com seus símbolos e referências culturais”, define o artista, que executou o trabalho contando com os serviços de serralheria de Jorge Lima. No processo de execução, utilizou-se o raio lazer para promover o corte do aço nas condições precisas exigidas pelo trabalho.
 
Artista conceituado nacionalmente, com um trabalho dedicado ao universo da cultura afro-baiana, J. Cunha diz que o orixá Ogum representa todas essas conquistas das comunidades afrodescendentes. ”Ogum é um orixá muito hábil, conhece os metais, cuida da tecnologia, dá ao homem a condição de sabedoria, de vencer desafios”, justifica o artista, que, após essa etapa, deverá fazer gradil complementar para ocupar o lado esquerdo do museu,  que assim define com arte os seus limites físicos.
 
O processo de construção do Museu Nacional de Cultura Afro Brasileira teve início em 2007 com as obras de restauração do prédio do antigo Tesouro, localizado no Centro Histórico, nas imediações da Igreja D’Ajuda. Em 2009, ainda em obras, o Muncab realizou a sua primeira exposição: “O Benin Está Vivo e Ainda Lá”. Sucesso de público – foi vista por cerca de 10 mil pessoas – a mostra ajudou a definir o papel do Muncab como referência cultural no cenário afro-brasileiro. Uma nova exposição foi realizada em 2011, na conclusão de mais uma etapa de obras do Muncab.



O museu vive agora o seu momento final de construção, com perspectivas de ser concluído até o final do ano. Nesta etapa, segundo explica José Carlos Capinan, coordenador do Muncab, serão realizadas obras de construção civil, elétrica e hidráulica no prédio principal e no anexo, onde funcionará a parte administrativa do museu.



O projeto do Muncab, segundo Capinan, é se tornar um centro de referência da herança cultural africana. Enquanto as exposições temporárias enfocarão o trabalho de artistas ligados ao universo da afro-brasilidade, o acervo da casa será dividido em módulos, privilegiando desde a estética negra à religiosidade afro-brasileira, passando pelas contribuições africanas à língua brasileira e personalidades negras.



Programação

Data: 27 /09/ 2014(sábado)

Horário:13:00 – 16:00 horas

Local: Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira - MUNCAB

Endereço: Rua do Tesouro s/n. Centro Histórico de Salvador

13:00 h. ABERTURA DO EVENTO - Toques de Atabaque

INAUGURAÇÃO  OFICIAL

Atos Protocolares:

. Descerramento emblemático de fitas com a cor-símbolo de Ogum.

. Pronunciamentos Oficiais

. Saudação do Governador do Estado Jaques Wagner

. Fala do Presidente da Amafro, José Carlos Capinan (Saudação de agradecimento aos presentes e aos apoiadores do MUNCAB)

- Breve fala de Representante da Petrobras.

CARURU - Toques de Atabaque (Anúncio do início do serviço de caruru)

MOMENTO CULTURAL  

. Programação de atividades artísticas

16:00 h    - ENCERRAMENTO