Cultura

CARTAS BAHIANAS: Serão lançados livros de Kátia Borges e Márcio Matos

Lançamento dia 30 de setembro de 2 novos livros da coleção Cartas Bahianas - Kátia Borges e Márcio Matos
P55 , Salvador | 25/09/2014 às 10:39
Kátia Borges autografa na Confraria do França, dia 30 de setembro
Foto: Arquivo Pessoal
Dia 30 de setembro, das 19 às 22 horas, na Confraria do França, Rio Vermelho, a editora P55 está lançando mais dois títulos na coleção Cartas Bahianas - “São Selvagem”, de Kátia Borges, e “A noite em que nós todos fomos felizes” de Márcio Matos. 

AUTORES 

. Kátia Borges intercala poemas densos, que traduzem a perda de um grande amigo, o santo selvagem do título, morto em janeiro deste ano e a quem o livro é dedicado, a versos que brincam com o real, aproximando amor, humor e dor. O fazer poético, com tudo aquilo que o envolve, o processo criativo e sua recepção, bem como a amizade, e suas nuances, assomam em versos que provocam o leitor, e o convidam a pensar sobre a finitude e a beleza, espaços atemporais e próximos que embaralham os meses.

. Márcio Matos traz sete contos em seu livro, e em todos prevalece à busca pela invenção de mundos e sentidos particulares, que servem ao autoengano das personagens.

Autores da moderna cena literária de Salvador, Márcio e Kátia comungam de uma mesma marca: o lirismo pop. Sem descuidar do trato com a linguagem, os dois escritores mantém forte conexão com o universo da música, do cinema e da literatura beatnik, evocando Allen Ginsberg, Beatles e Lou Reed. Márcio estreou na literatura em 2010, com o romance “A suave anomalia” (Casarão do Verbo), obra que disseca o comportamento da família tradicional. Escritora, jornalista e professora, Kátia tem entre as suas publicações os livros de poesia “De volta à caixa de abelhas” (2002, Selo As Letras da Bahia), “Uma Balada para Janis” (2010, Edições P55) e “Ticket Zen” (2011, Escrituras).

COLEÇÃO CARTAS BAHIANAS

Com os livros de Márcio e Kátia, a coleção Cartas Bahianas, da editora P55, atinge a marca de 42 obras publicadas, projeto que promove a literatura contemporânea da Bahia, série coordenada pelo escritor Claudius Portugal.Nesta série estão escritores como Ruy Espinheira Filho, Antonio Brasileiro, Mirella Márcia Longo, Suênio Campos de Lucena, Cláudia Barral, Victor Mascarenhas, Mariana Paiva, Herculano Neto, Georgio Rios, Marcus Vinicius Rodrigues, Vanessa Bufonne, Adelice Souza, Renata Belmonte, Állex Leila, Maria Sampaio, Nilson Galvão, Aninha Franco, Marcos Dias, João Filho, Kátia Borges, Maxim Malhado, Karina Rabinovitz, Paloma Jorge Amado, Ângela Vilma, Mônica Menezes, Martha Galrão,  Ana Bárbara Souza, Ludmila Rodrigues, Lima Trindade, Edmundo Carôso e MannoGoés. Com a coleção Cartas Bahianas tem-se a literatura feita na Bahia ocupando seu espaço editorial e junto ao público leitor.

P55 EDIÇÕES

 A P55 Edições teve início em 2002, em Salvador, Bahia, e tem como conceito editorial publicações de livros nos segmentos de artes plásticas, cultura brasileira, prosa, poesia, antropologia, gastronomia, fotografia e literatura infantil. A editora tem como principal foco publicações de autores baianos, ou que residam na Bahia, e a disseminação sem restrições da cultura baiana e brasileira a preços acessíveis, seja editando livros raros em domínio público ou publicando livros inéditos.