Cultura

Festa do cinema na abertura da Semana Audiovisual Baiano Contemporâneo

vide
Tasso Franco , da redação em Salvador | 19/09/2014 às 11:26
A abertura da Semana do Audiovisual Baiano Contemporâneo acontece neste domingo, dia 21 de setembro, à partir das 16h, no Complexo Cultural dos Barris. O evento promete ser uma festa do cinema, com homenagem aos críticos João Carlos Sampaio e André Setaro, falecidos este ano. Sampaio será lembrado com o Cinema Expandido - vídeo mapping com o filme “O bandido da luz vermelha”, de Rogério Sganzerla, considerado pelos amigos sua obra favorita. Setaro será homenageado com o lançamento da nova versão do seu livro “Panorama do Cinema Baiano”, que será distribuído gratuitamente, e com dois filmes curtas: “O cisne também morre”, de Tuna Espinheira, e “André Setaro nu Espanha”, de Caó Cruz Alves, ambos com o crítico no elenco. 

Destaque ainda para a abertura da exposição com os cartazes de todas as edições da Jornada Internacional de Cinema da Bahia, assinados pelo artista plástico Chico Liberato, na sala Pierre Verger, agendada para às 16h. As homenagens começam às 18h. O evento tem entrada franca.

Estão confirmadas as presenças do secretário estadual de Cultura, Albino Rubim, do representante da Regional Bahia e Sergipe do Ministério da Cultura, Lula Oliveira, dos familiares e amigos dos críticos homenageados, além de autoridades, cineastas, técnicos e amantes do cinema.
 
A Semana do Audiovisual Baiano Contemporâneo acontece de 21 a 28 de setembro, com debates, encontros e a exibição, nas salas de arte de Salvador, de cerca de 100 filmes baianos produzidos neste século XXI. O evento é uma realização conjunta das secretarias estaduais de Cultura e de Comunicação e da Regional Bahia e Sergipe do Ministério da Cultura, com apoio de várias instituições parceiras.
 
“A Secretaria de Cultura do Estado busca dar visibilidade à ampla e rica produção audiovisual baiana contemporânea, em especial àquela realizada no século XXI. Este período é um dos mais produtivos do audiovisual na Bahia”, afirma o secretário estadual de Cultura, Albino Rubim, ressaltando que “apesar disto, esta produção ainda não tem a visibilidade que merece e o conhecimento e reconhecimento que necessita ter. A Semana não apenas quer tornar mais visível esta produção, como pretende também reunir a comunidade de audiovisual em debates vitais para o presente e o futuro do audiovisual baiano. Ou seja, a Semana pretende ser um grande mobilizador do audiovisual da Bahia”.
 
A programação completa da Semana do Audiovisual Baiano Contemporâneo pode ser acessada no site www.cultura.ba.gov.br ou no blog semanadoaudiovisualbaiano.wordpress.com
 
.....................................................................