Cultura

ABERTAS INSCRIÇÕES para prêmio Caimmy de Música com nova formatação

Veja as informações e como participar
Via Press , Salvador | 11/08/2014 às 18:23
Premiação acontecerá em 30 de abril de 2015
Foto: DIV
  O Prêmio Caymmi de Música, que abre oficialmente no dia 11 de agosto suas inscrições, vai estimular a cadeia produtiva e promover a difusão da criatividade artística de compositores, intérpretes e grupos musicais, e terá duração total de dez meses, culminando na festa de premiação, que acontece no dia 30 de abril de 2015, no Teatro Castro Alves. As inscrições ficarão até o dia 30 de setembro e podem ser realizadas através do Portal www.premiocaymmi.com.br ou através da Caixa Postal 4119.


Dividido em três categorias distintas – Show, Música e Videoclipe – o Prêmio Caymmi vai premiar os melhores intérpretes, direção artística e musical, cenário, iluminação, sonorização, produção, arranjo musical, fotografia, roteiro, entre outros quesitos. A premiação permite a inscrição de um projeto por categoria e além das categorias oficiais, também contemplará uma Categoria Especial, onde a Comissão Julgadora premiará projetos de destaque na área de produção musical.  Para se inscrever, o artista deverá ser baiano ou residir na Bahia por no mínimo 03 anos. No caso da inscrição de bandas e/ou grupos, os integrantes deverão ser majoritariamente baianos. O regulamento completo do Prêmio pode ser conferido no Portal da premiação.


 “Decidimos patrocinar o Prêmio Caymmi de Música assim que conhecemos o projeto porque sua força para desenvolver e revelar novos talentos é incrível, sem falar da democratização da boa música baiana com shows abertos ao público e ainda do incentivo à formação de técnicos da indústria musical com a Rede Motiva”, afirma a diretora de Sustentabilidade da GVT, Heloísa Genish. A empresa é a patrocinadora oficial do projeto por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura que prevê utilização de parte do ICMS arrecadado para fomentar atividades culturais, com 20% de investimento em recurso próprio.

Formada pelos músicos Luciano Bahia, Luisão Pereira e Claudia Cunha e pelos jornalistas Hagamenon Brito e Luciano Matos, a Comissão Julgadora do Prêmio Caymmi será responsável pelas etapas de seleção dos habilitados em cada categoria, pelas indicações dos finalistas e escolha dos ganhadores.

O Prêmio Caymmi de Música é uma realização da Via Comunicação e Eventos e conta com o patrocínio da GVT, da Prefeitura Municipal de Salvador e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através da Lei de Incentivo Fiscal FazCultura.

A Premiação

Inspirado em Dorival Caymmi, o qual em 2014 completaria 100 anos, o Prêmio Caymmi de Música busca o diálogo com as necessidades do mercado cultural do Estado. Entre os meses de agosto de 2014 e abril de 2015, o projeto envolverá toda a Bahia, celeiro musical do país, buscando cumprir uma importante função que é pautar a produção baiana, dignificar a qualidade sonora da Bahia e valorizar a diversidade e o acesso dos artistas interioranos aos holofotes da capital, com maior repercussão de público e da indústria fonográfica local, além de criar um marco no calendário cultural do Estado.

A premiação está dividida em seis etapas: inscrições; triagem técnica de documentação e materiais específicos para habilitação da inscrição; avaliação e pré-seleção pela Comissão Julgadora das Músicas, dos Shows e dos videoclipes participantes da premiação; avaliação in loco da Comissão Julgadora; apresentações de shows e músicas concorrentes nas mostras itinerantes realizadas em locais públicos de Salvador, intituladas de Festival Caymmi de Todas as Músicas; premiação dos ganhadores na Cerimônia de Premiação.

Os Festivais

É justamente através do Festival Caymmi de Todas as Músicas que o Prêmio Caymmi transcende as funções de revelar e premiar as novas produções, ampliando o acesso do público aos produtos culturais e qualificando a produção musical no Estado. Indo além de uma etapa do processo de escolha dos vencedores da premiação, os Festivais Caymmi, que acontecem em diferentes locais entre os meses de novembro e fevereiro, atuam como palco difusor da música e de talentos. Ao promover encontros com a audiência baiana, cria-se uma atmosfera típica dos antigos festivais de música, onde o próprio público poderá ter acesso à música de qualidade, apoiando e torcendo por seus candidatos preferidos, tendo acesso também ao que é produzido fora do circuito comercial dos grandes espetáculos.