Cultura

PREFEITO ACM NETO e Conselho de Cultura comentam morte de João Ubaldo

vide
Tasso Franco , da redação em Salvador | 18/07/2014 às 10:53
Posse de João Ubaldo Ribeiro na Academia de Letras da Bahia
Foto: Manu Dias
O prefeito de Salvador, ACM Neto, lamentou a morte do escritor João Ubaldo Ribeiro, ocorrida nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro. “Com humor e crítica social, João Ubaldo foi fundamental para divulgar a identidade da Bahia e, principalmente, de sua Itaparica, no Brasil e no mundo”, afirmou. Para ACM Neto, os livros, artigos e crônicas de João Ubaldo representam a radiografia do nosso país e servem de exemplo e estímulo para os novos escritores. 

ACM Neto lembrou que, em março, durante as comemorações dos 465 anos de fundação de Salvador, a Prefeitura lançou o Selo Literário João Ubaldo Ribeiro, em reconhecimento à monumental obra do escritor. “No final deste mês será apresentado o edital para a publicação das cinco primeiras obras do prêmio pela Fundação Gregório de Mattos, nas cinco categoriais: romance, conto, poesia, dramaturgia e infantil. Nós, que estávamos homenageando João Ubaldo, vamos continuar nos inspirando em tudo que ele representa para a literatura mundial para estimular o surgimento de novos talentos”, concluiu o prefeito.

RUI COSTA

Via Twitter, Rui Costa diz que a literatura está de luto e lamenta a perda de João Ubaldo Ribeiro. “Além da literatura nacional, que perde um dos seus maiores expoentes, a Ilha de Itaparica e a Bahia  perdem um representante notável e também vestem luto pela morte do escritor”, diz Rui, candidato a governador da coligação “Pra Bahia Mudar Mais”. Rui destaca a sua admiração pelo escritor e pelas suas obras, entre elas, o livro “Viva o Povo Brasileiro”, lamenta a perda e presta solidariedade aos familiares e amigos.

MEMORIAL PARA JOÃO UBALDO

Amigo fraterno do falecido escritor João Ubaldo Ribeiro, o vice da chapa majoritária da coligação “Unidos pela Bahia”, Joaci Góes, propõe a criação de um memorial para o autor de “Viva o Povo Brasileiro”. A ideia já conta com a aprovação do candidato a governador, Paulo Souto, e Geddel Vieira Lima, postulante ao Senado Federal. “É uma proposta que eu vinha conversando com familiares e amigos de João Ubaldo. Combinei com Paulo Souto e Geddel e, no caso de eleitos, vamos prestar esta homenagem a este grande escritor baiano”.

CONSELHO DE CULTURA

O Conselho Estadual de Cultura da Bahia manifesta seu pesar e solidariedade à família do escritor João Ubaldo Ribeiro, que faleceu na madrugada desta sexta-feira, 18, no Rio de Janeiro. O vasto legado deixado pelo escritor jamais será esquecido após tantos anos de contribuição à literatura do Brasil.

O falecimento de João Ubaldo Ribeiro é uma perda não apenas para o setor literário, mas para todos que tinham a oportunidade de conviver com as constantes ideias desse sábio gestor das palavras. Além de membro da Academia de Letras da Bahia e da Academia Brasileira de Letras, João Ubaldo foi um dos nomes mais brilhantes da literatura contemporânea.

Livros como O Sargento Getúlio, Viva O Povo Brasileiro, além do romance erótico A Casa dos Budas Ditosos, nasceram clássicos da língua portuguesa e clássicos permanecerão para sempre. O escritor mantinha uma coluna semana no jornal A TARDE, conservando o mesmo brilhante estilo que o caracterizava, nunca isento de humor e ironia.

“Perdemos um escritor único. Mesmo que em algum momento se pudesse divergir de suas palavras em textos políticos publicados em jornais, jamais se podia desconhecer a finura dos seus escritos, bem como o seu inalienável direito de externá-los”, comenta o presidente interino do Conselho Estadual de Cultura da Bahia, Araken Vaz Galvão.