Cultura

Publicação homenageia Mãe Stella de Oxóssi com livro de Marcos Santana

Lançamento será sexta, 23
Pedro Augusto , Salvador | 21/05/2014 às 19:53
Lançamento dia 23
Foto: DIV
Será lançado na próxima sexta (23), no terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, às 18h, o livro “Mãe Stella de Oxóssi – Estrela nossa, a mais singela!”, obra organizada pelo escritor Marcos Santana, que conta a história de vida da Ialorixá com poesias, depoimentos, resenhas e análises de algumas de suas produções intelectuais. O livro se concretiza como uma coletânea rica pelo resgate histórico e cultural, com textos de diversos autores, como: Edivaldo Boaventura, Muniz Sodré, Antonio Olinto, Jorge Amado, Fernando Coelho, Padre Arnaldo Lima, Dorival Caymmi, Jorge Portugal, Menininha dos Gantois, Detinha de Xangô, Marcos Santana e da própria homenageada Mãe Stella.

A produção que serve como uma referência para os estudiosos do Candomblé está sendo lançada em parceria entre a Editora Pimenta Malagueta, Centro de Estudos Miguel Santana, Sociedade Cruz Santa do Axé Opô Afonja e Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial. De acordo com o organizador, “o livro constitui em um singelo presente para Mãe Stella de Oxóssi pela passagem dos 25 anos de sua estreia como escritora intérprete da história de sua comunidade e de sua gente guerreira pela construção da Cidadania Afonjá”.

Mãe Stella de Oxóssi nasceu no dia 2 de maio de 1925, em Salvador, Bahia. É a quarta filha de Esmeraldo Antigno dos Santos e Thomázia de Azevedo Santos. Formada em enfermagem pela Escola de Enfermagem e Saúde Pública da Universidade Federal da Bahia, Stella exerceu a profissão durante trinta anos. Foi iniciada no candomblé por Mãe Senhora, em setembro de 1939, quando tinha apenas catorze anos, recebendo o Orukó (nome) de Odé Kayodê.

Mãe Senhora foi à mãe religiosa de Mãe Stella e esta lhe acompanhou durante décadas, no terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, até 1967, ano da morte da Ialorixá. Ondina Valéria Pimentel (Mãezinha) assumiu, então, o Opô Afonjá e, um ano após sua morte, em 1976, Mãe Stella foi escolhida por Xangô e pelos búzios para ser a Ialorixá do terreiro de São Gonçalo do Retiro.

A Ialorixá é colunista do jornal A Tarde e autora de livros como “Meu tempo é agora”, “Òsósi – O Caçador de Alegrias”, “Epé Laiyé- terra viva” e Ófun. Em 2009, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).  Também é a primeira Ialorixá empossada em uma academia de letras no Brasil, passando a  ocupar a cadeira 33, da Academia de Letras da Bahia, cujo patrono é o poeta abolicionista Castro Alves. O último a ocupar o assento foi o historiador baiano Ubiratan Castro.

O quê: Lançamento do Livro: Mãe Stella de Oxóssi – Estrela Nossa, a mais singela!

Quando: 23 de maio (sexta-feira), às 18h.

Local: Terreiro Ilê Opô Afonjá, na Rua Direta de São Gonçalo, 557, Salvador/BA.

Acesso gratuito e aberto ao público.

Recomenda-se ir com traje branco.