Cultura

CORPO DE JAIR RODRIGUES é velado na Assembleia Legislativa de SP

Vide
EGO , SP | 08/05/2014 às 21:58
Corpo de Jair Rodrigues é conduzido por parentes e amigos
Foto: EGO
O velório do cantor Jair Rodrigues acontece na Assembleia Legislativa de São Paulo na noite desta quinta-feira, 8, com a presença de amigos e familiares. Um dos primeiros a chegar ao local foi Jairzinho, filho do cantor, acompanhado da mulher, a atriz Tania Khalill.

O casal chegou de mãos foi direto para uma área reservada para a familia. A mulher de Jair, Clodine, chegou ao local do velório um pouco mais tarde e também foi direto para o espaço reservado. Na hora da cerimônia, realizada por um padre, Luciana Mello rezava enquanto Clodine era amparada por Jairzinho. A atriz Tania Khalill esteve ao lado do marido todo o tempo.

Jairzinho, que foi uma das pessoas a carregar o caixão, conversou com a imprensa e falou sobre sua perda, mas ressaltou que a alegria de viver era a marca registrada de seu pai: "Para quem fica é um momento de tristeza, mas a gente sabe como era o Jair Rodrigues, era alegria pura, a alegria em estado bruto. Nesse momento o que eu sinto é, claro, a tristeza de ter perdido meu pai, mas também a alegria de ter tido a honra de ser filho de uma alma extremamente alegre, uma pessoa que me apresentou a vida, me apresentou a música. Então, não tenho a sensação de dizer 'Perdi meu pai', eu ganhei a chance especial de ser filho de Jair Rodrigues".

Nesse momento o que eu sinto é, claro, a tristeza de ter perdido meu pai, mas também a alegria de ter tido a honra de ser filho de uma alma extremamente alegre, uma pessoa que me apresentou a vida, me apresentou a música"

Jairzinho

Jairzinho também comentou o estado de saúde do pai. "Ele estava bem, essas coisas acontecem, são coisas da vida. Às vezes você está bem e de uma hora pra outra nao está mais aqui. Mas nao significa que não esteja bem. Tenho certeza que ele está em algum lugar abrilhantando. Porque o sorriso dele iluminava sempre", disse o primogênito, que recebeu a notícia pela mãe. "Estava na minha casa. Minha mãe me ligou meio desesperada, obviamente, e fui correndo pra casa deles. É uma sensação difícil de lidar, mas tenho muita gratidão", afirmou Jairzinho.

Emocionado, ele ressaltou as maiores lições que herdou do pai: "O sorriso, a música. Tem tantas coisas que ele me ensinou que é muito grandioso pra eu resumir em uma palavra. Acho que marca é o sorriso, a alegria, a simplicidade. Era um ser humano incrível. O que resta é eu, minha irmã, minha mãe, quem fica aqui, levar pra frente essa alegria".

O cunhado e produtor de Jair, Pedro Mello, falou sobre a causa da morte do amigo. "Não da para precisar o momento que ele morreu porque o Jair fazia sauna três vezes por dia. Há três meses ele fez um check up e estava com a saúde de ferro, há 10 dias que foi diagnosticado um principio de anemia, que nao tem nada a ver com a causa do infarto". O cantor Eduardo Araújo também lamentou a perda do amigo. "Achei que ele fosse eterno. Que minha silvinha receba ele no céu", disse.

Pedro também comentou sobre a personalidade e do carisma do cantor. "Jair era sinônimo de alegria, sempre carinhoso com todos, nunca se recusou a atender os fãs. O Brasil inteiro esta de luto. Estamos muito abalados, mas essa é a vontade de Deus".O velorio ficará aberto ao público. "Ele sempre foi do povo, nao seria agora que iriamos impedir os fas de chegar perto dele", disse Pedro.

Roberta Miranda, amiga pessoal de Jair Rodrigues, estava muito emocionada durante o velório. "Não queria ter vindo aqui. Porque não tenho mais estrutura para perder tanta gente que eu amo. Só que amanha de manha estarei viajando para Aracaju, então  tive que tomar coragem pra ver o meu amigo. Ele é um cara que eu devo demais. Ele é um ser humano que eu tenho que me espelhar. Até pedi desculpas por estar chorando, porque a dor é demais, mas a gente morre de rir com ele. A última lembrança que eu tenho é dele me xingando, faz duas semanas, brincando. A gente brincava, se amava, a gente nao estava nem ai. O Jair nao é de bastidores. Que tem aquela pessoa que chega nos bastidores e é uma mascara. O Jair nao tem isso. Ele era a mesma pessoa no carro, no boteco, na televisão, com seus colegas. Estava na essência dele".

Marisa Orth, Rappin Hood, Juca Chaves, João Suplicy e Supla foram uma das celebridades que Simony também esteve no velório e lamentou a morte de Jair. "(O caixão) Nao combina ele lá. Existem pessoas que parecem que vão ser pra sempre e queria que ele fosse".

Luiza Possi também deu seu último adeus e prestou homenagens a Jair. "O Jair era cheio de vida e de repente vai pra outra dimensão. Ai deixa saudade, ne? Porque pessoas desse jeito, pessoas assim, fazem muita falta".
Nesta quarta-feira, 8, Jair teria um show em Praia Grande, no litoral de São Paulo. "Se pudesse ele faria show todos os dias. O Jair acabou de gravar o CD duplo "Samba mesmo", contou o produtor. Angelina Muniz e a filha, Aline, e as cantoras Claudia e Lady Lu e a apresentadora Ione Borges também foram dar seu adeus ao cantor.