Cultura

Autor baiano lança livro de contos em Salvador nesta quarta-feira (09)

vide
Confraria dos Ventos , Salvador | 07/04/2014 às 09:14
Vai ser na Aliança Francesa, 18h
Foto: DIV
A necessidade de reinventar criativamente o cotidiano para driblar as insatisfações e angústias contemporâneas. Essa é uma das leituras possíveis do conto “O vencedor está morto”, que dá título ao livro de Bernardo Almeida, publicado pela editora carioca Confraria do Vento. Após ser lançado nacionalmente em São Paulo e Recife, o autor baiano apresenta a obra em Salvador, nesta quarta-feira (09, das 18h às 21h, no Café Solar Terrasse Aliança Francesa, na Av. Sete de Setembro, nº 401 – Ladeira da Barra.

Ao som da flauta de Alberto Lima, trechos dos contos serão lidos pelo poeta Elizeu Moreira Paranaguá. Textos de Fernando Pessoa e Charles Baudelaire serão declamados por Edgar Velame. E o autor vai distribuir brindes aos 10 primeiros compradores do livro, cuja capa é ilustrada pelo fotógrafo francês Benoit Courti, com design de Clara Grivicich.

 Além da história que dá nome ao livro, o novo trabalho literário de Bernardo Almeida traz outras duas tramas com desfechos inusitados. “Amor de perjúrio” transita pelos descaminhos e ilusões de uma mente fértil, obsessiva e apaixonada. Em Recife, o Jornal do Commércio chegou a fazer uma analogia entre o jovem escritor baiano e o pernambucano Nelson Rodrigues.


No conto “O acorde violento”, o autor discorre sobre o fenômeno da escalada da violência nas grandes e médias cidades brasileiras, tornando a criminalidade tão banal - apesar de chocante - quanto a interpretação e resposta dadas pela sociedade a tais atos.

Autor – Bernardo Almeida é escritor, poeta, jornalista, artista digital e roteirista. Publicou os livros Achados e perdidos (2005), Crimes noturnos (2006), Enquanto espero o amanhã passar (2009) e Lona (2011). Participou de diversas antologias e coletâneas no Brasil e Europa. Tem poemas traduzidos e publicados na França e na Croácia.