Cultura

Em nome dos baianos, governador lamenta morte da mãe de Glauber Rocha

vide
Tasso Franco , da redação em Salvador | 03/01/2014 às 18:34
Lúcia Rocha morre aos 96 anos de idade
Foto: Ag Senado
   O governador Jaques Wagner, ao ser informado do falecimento da mãe do cineasta baiano Glauber Rocha, dona Lúcia Rocha, de 95 anos, nesta sexta-feira (3), no Rio de Janeiro, expressou sua solidariedade aos familiares da matriarca. 

   “Em nome de todos os baianos e da primeira-dama do Estado, Fátima Mendonça, quero me solidarizar com a família de dona Lúcia Rocha, mãe de Glauber Rocha, um dos maiores cineastas brasileiros de todos os tempos e reconhecido no mundo pela genialidade do seu trabalho na sétima arte. De Vitória da Conquista, Dona Lúcia tinha 95 anos e participava ativamente da Fundação Tempo Glauber, com sede no Rio de Janeiro, dedicada à memória da obra do cineasta. Mãe de três filhos, D. Lúcia sobreviveu a todos os filhos, e soube, como ninguém, manter viva a esperança e a coragem de seguir em frente com determinação. 

   Sempre incentivou o filho na sua carreira de cineasta e lutou, como uma guerreira, para preservar a memória das obras do cineasta, após a sua morte. Merece o respeito de todos nós, pela sua coragem, ousadia e determinação, seguindo sempre em frente, mesmo com todas as tragédias familiares que suportou.” 

   MATÉRIA DE A TARDE

   Cineastas e personalidades lamentaram a morte de Lúcia Rocha, mãe de Glauber Rocha, que faleceu na manhã desta sexta-feira, 3. "Foi uma guerreira incrível", escreveu o diretor baiano Claudio Marques, que também administra as salas de cinema do Espaço Itaú - Glauber Rocha.

   A senadora Lídice da Matta também se manifestou no Twitter. "Foi com grande tristeza que recebi a notícia do falecimento de Lúcia Rocha, mãe de Glauber Rocha. Meus sentimentos a família e amigos", postou.

    A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia enviou nota à imprensa lamentando o falecimento de Lúcia Rocha. "Através da sua perseverança no cuidado da obra do cineasta Glauber Rocha, Lúcia deu ao Brasil o primeiro passo no caminho da importância para preservação da memória cinematográfica brasileira".

   Lúcia Rocha nasceu em Vitória da Conquista e se casou com Adamastor, com quem mais duas filhas, além de Glauber, Ana Marcelina, Glauber e Anecy