Cultura

Exposição Mário Cravo - 90 anos, no calçadão do Farol da Barra, sábado

Vide
JPG , da redação em Salvador | 13/12/2013 às 10:27
Expo de Mário Cravo dia 15, abertura
Foto: DIV
Mario Cravo Junior, um dos maiores artistas plásticos baianos, será homenageado a partir do dia 15 de dezembro com uma exposição, ao ar livre, de imagens de obras produzidas ao longo de seus 90 anos. Contemporâneo de outros mestres das artes como Carlos Bastos e Genaro de Carvalho, amigo de figuras ilustres como Carybé e Villa Lobos - a quem conheceu durante período em que viveu e expôs em Nova York - Mário Cravo é autor de importantes obras espalhadas pela Bahia e pelo Brasil e que lhes deram fama internacional.

A exposição será formada por 20 totens dupla-face, produzidos com madeira reciclada, onde serão expostas cerca de 40 imagens de suas obras. O calçadão do Farol da Barra foi o local escolhido para abrigar a exposição. Foi nesta região, especificamente no Edifício Oceania, em 1947, que Mário Cravo realizou a sua primeira exposição. A iniciativa está sendo promovida pela Prefeitura Municipal de Salvador em parceria com a Rede Bahia de Televisão, o Instituto ACM e a Odebrecht Infraestrutura, empresa responsável pelas obras de requalificação da orla da Barra, com apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Shopping Barra.

Uma das mais conhecidas obras de Mário Cravo é o monumento a Clériston Andrade, localizado na Avenida Garibaldi, que recentemente pegou fogo em causas ainda desconhecidas. Outros famosos ícones de sua arte visíveis em Salvador são a Cruz Caída - na Praça da Sé - a Sereia de Itapuã, e a Fonte da Rampa do Mercado, na Cidade Baixa, fixada entre o Mercado Modelo e o Elevador Lacerda.

O Parque Metropolitano de Pituaçu é o principal local onde hoje se pode ter acesso à obra de Cravo. Lá, além de enormes esculturas ao ar livre, é onde funciona o Espaço Mário Cravo, num prédio na entrada do Parque, além de abrigar seu atelier. Até o próximo mês de fevereiro algumas de suas obras podem ser visitadas no Palacete das Artes, no bairro da Graça.

Artista multifacetado, Mario Cravo é escultor, pintor, gravador, desenhista e poeta. Em mais de 70 anos de atividade como artista plástico, reúne inúmeras exposições individuais e coletivas que lhes renderam diversos prêmios. Qualquer material pode ganhar vida em suas mãos. Da pedra-sabão ao bronze, passando pela borracha, plástico, couro, madeira, latão, ferro e cobre, suas formas encantam admiradores ao redor do mundo.

Além do Brasil, Mário Cravo viveu experiências nos Estados Unidos, Alemanha e Itália, países onde expôs suas obras e foi reconhecido por governos e intelectuais. Hoje suas peças podem ser encontradas em locais privilegiados, como o Museu de Arte da Bahia (MAB), nos Museus de Arte Moderna da Bahia, Rio de Janeiro, Nova York, Jerusalém e Berlim, no Museu de Arte de São Paulo, Museu Costa Pinto, Museu Hermitage (em Leningrado, Rússia), Walker Art Center (em Minneapolis, Estados Unidos), entre tantos outros.

Em seu atelier, no Parque de Pituaçu, na capital baiana, Mário Cravo continua a produção de peças criadas a partir dos mais diversos materiais e com as mais variadas formas. Foi lá que desenvolveu um sistema de aprendizado próprio, que afirma existir a partir da experiência vivida. Este trabalho é realizado com crianças de quatro a dez anos, oriundas principalmente de instituições públicas de ensino, que aprendem os ofícios de manutenção e restauro de esculturas. Mário foi agraciado pela Universidade Federal da Bahia com o título de Notório Saber e convidado para ocupar a cátedra de Gravura na escola de Belas Artes, onde lecionou por longo período.

Para o engenheiro da Odebrecht e Diretor do Contrato da obra de requalificação da Barra, Henrique Paixão, o bom relacionamento com a comunidade é tão importante quanto o cumprimento dos prazos estabelecidos para esta obra. “Temos um grande desafio que é realizar uma obra deste porte em pleno verão de uma cidade turística como Salvador. Além disso, manter o diálogo constante com a comunidade faz com que ela nos perceba como parceiro e não como um causador de transtornos para o seu dia a dia. A Barra tem uma importância histórica para Salvador e realizar esta exposição lá tem duplo significado: a obra de requalificação busca resgatar a auto-estima do bairro e a arte de Mário Cravo traduz este sentimento. Mário faz a matéria se renovar ganhando vida”, afirma.

Durante o evento a equipe de assistentes sociais do projeto estará arrecadando alimentos não perecíveis para a Campanha Natal Sem Fome, que também conta com o apoio da Itaipava Arena Fonte Nova.
 

Serviço
O quê: Exposição “Mário Cravo 90 Anos”

Local: Calçadão do Farol da Barra, Salvador (BA)

Data: 15 de dezembro de 2013 (inauguração)

Horário: 10 horas