Cultura

LIVRO reúne todas as gravuras do artista visual Bel Borba

Intitulado “Semiótica de Bel Borba”, a obra que reúne mais de 800 gravuras de um dos maiores artistas plásticos brasileiros será lançada na próxima segunda-feira, nove de dezembro.
Comunicativa , da redação em Salvador | 06/12/2013 às 09:45
Bel Borba
Foto: DIV
Todas as gravuras de décadas de inspiração do artista plástico baiano, Bel Borba, foram reunidas em um único livro, intitulado “Semiótica de Bel Borba”. A obra é composta por mais de 800 gravuras, dividas por capítulos com o objetivo de concentrar a singularidade dos traços do artista, dando maior dinamismo e riqueza à publicação. Entre os temas capitulados estão esculturas, capoeira, urbanóides, família, rostos, engenhocas, paisagem, mar, pessoas, gestos, eróticos, feminino, bichos e plantas, étnico e inimaginário.

 

A obra, patrocinada pelo Grupo LM, será lançada no dia nove de dezembro em um evento realizado para convidados e parceiros do grupo empresarial, no restaurante Casa de Tereza, localizado no bairro do Rio Vermelho. Segundo a sócia-diretora do Grupo, Aurora Mendonça, fomentar a cultura baiana já se tornou parte das diretrizes da instituição. “Estamos muito orgulhosos em poder fazer parte do lançamento de mais uma obra que traz o melhor dos nossos artistas. “Semiótica de Bel Borba" é um convite à arte na sua essência, é inspirador e contempla as multifacetas da criativa mente de Bel”, afirma Aurora.

 

Para os que pretendem mergulhar na arte do intenso e contemporâneo artista e sentir de perto a magnitude das suas obras é crucial a leitura dos textos que dão início ao livro.  Em um deles, assinado pelo próprio pintor e escultor, ele relata sobre o significado da pintura e sobre os motivos que o inspira a criar “a serviço do homem e da vida contemporânea”. 

“Captando o instante, às vezes me sinto como mosqueteiro, com o poder de vida ou morte sobre o traço, com objetividade caligráfica. É como se um desenho justificasse o outro e legitimasse o próximo. Não é assim que se materializa uma obra?... Uma imagem vale por mil palavras e uma boa ideia vale por mil imagens”, descreve o autor em uma dos parágrafos do texto.


Para o doutor em Comunicação e Semiótica, Cid Ávila, a obra “Semiótica” de Bel Borba convoca às pessoas a ressignificar seu próprio repertório “no confronto com a fatura poética do artista e com as referências semióticas que dela emergem”, descreve Cid.

 
Este é o terceiro livro confeccionado e patrocinado pelo Grupo LM, o primeiro foi Cairu – Cidade do Sol, com fotos inéditas de Rui Rezende, em 2011. No ano seguinte, uma parceria com o Instituto Carybé resultou no lançamento do único conto escrito pelo artista e nunca publicado, nomeado Iaba.

 

Grupo LM

Com filiais nas principais capitais do país, o Grupo LM (www.grupolm.com.br) é constituído pela LM, que atua no segmento de terceirização de frotas corporativas, pela concessionária Bravo Caminhões e Ônibus Volkswagen e MAN e também pela AuraBrasil, que atua na área de locação de máquinas e equipamentos.  Seu modelo de gestão tem como meta a satisfação de seus clientes, o que faz do grupo empresarial um dos maiores do Brasil e sua marca representa as iniciais do seu presidente e fundador, Luiz Mendonça Filho.