Cultura

Bahia e Angola analisam produzir evento cultural em conjunto

Por enquanto existe só a ideia
Secult ,  Salvador | 04/11/2013 às 09:58
Ana Paula do Patrocínio Rodrigues (E), Carlos Lamartine, Arany Santana e Albino Rubim
Foto: Secult
A criação de um evento cultural de cooperação entre a Bahia e Angola foi um dos pontos centrais da conversa que o secretário estadual de cultura, Albino Rubim, teve com a ministra conselheira da Embaixada de Angola no Brasil, Ana Paula do Patrocínio Rodrigues. A ideia é que o encontro multicultural seja realizado em Salvador e em Luanda, e estreite ainda mais os laços entre as duas cidades.

 Rubim foi um dos convidados para a abertura das comemorações pelo 38º Aniversário da Independência de Angola que aconteceu sexta-feira, dia 1º de novembro. O encontro contou com palestra do escritor angolano Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, o Pepetela, (Benguela, 29 de Outubro de 1941), autor de livros como Geração da Utopia, "O Quase Fim do Mundo" e "A Sul. O Sombreiro".

Na reunião realizada na SecultBA, que contou também com a presença do adido cultura da Embaixada de Angola no Brasil, Carlos Lamartine, do diretor geral da Casa de Angola na Bahia, Camilo Afonso, do adido cultural de imprensa da Embaixada de Angola na Bahia, Paulo Mateta, da assessora de relações internacionais da SecultBA, Monique Badaró, e da diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias, Arany Santana, foi discutida, ainda, a cooperação no Plano de Cultura e defendida a ideia de um vôo direto entre as duas cidades lusófonas.