Cultura

“Voa baianinha..voa!” terá lançamento na 11ª edição da Bienal do Livro


“Voa baianinha... Voa” reúne 100 poemas capazes de levar leitores de todas as idades a uma viagem inusitada pelo universo da alma
Josalto Alves , Salvador | 01/11/2013 às 17:56
Voa Baianinha Voa, de Maria da Conceição Braga
Foto: DIV
“Fotografei nestas páginas, o caminho das minhas emoções. Eis o retrato dos meus passos, nessa excitante viagem em companhia das palavras”. Assim a escritora Maria da Conceição Braga de Castro inicia a apresentação do seu mais novo livro de poemas “Voa baianinha... Voa”, que será lançado no dia 9 deste mês de novembro, às 15 horas, no estande da Editora Per Se, no Centro de Convenções da Bahia. Trata-se de uma das melhores atrações literárias da 11ª edição da Bienal do Livro da Bahia, que começa no dia 8 e prossegue até o dia 17, organizada pela Fagga Eventos.

“Voa baianinha... Voa” reúne 100 poemas capazes de levar leitores de todas as idades a uma viagem inusitada pelo universo da alma. O livro fala de amor, do universo do poeta, de Deus, da natureza e de questões que emanam do espírito.

Formada em Direito e membro da Academia de Cultura da Bahia, Conceição Castro revela que “escrever é um prazer tão intenso, que por vezes me faz liberar a mesma adrenalina de um passeio em montanhas russas gigantes. E por outras, traz-me o aconchego que só o barulho melódico e calmo das ondas do mar sobre as rochas sabe proporcionar”

A escritora, mestre da rima e da métrica, revela que “escavei a terra, o ar, a água e o fogo, farejando a poesia ali reclusa, soltei as rédeas da imaginação, e a deixei embrenhar-se por terras longínquas da existência, ao ponto mais sutil do existir”. O resultado é o belo livro que está sendo lançado agora.

Conceição teve seus trabalhos reunidos em duas antologias, uma delas resultante de concurso internacional literário de crônicas para homenagear o escritor Jorge Amado, lançada na Bienal de Livros de São Paulo, por ocasião do centenário do “Menino Grapiúna”. Seus poemas tem sido utilizados, por iniciativa da educadora e poetisa Ângela Lucena, em projeto escolar de incentivo à poesia na escola Padre Heraload Cordeiro de Barros, no Estado de Pernambuco. Além disso, tem  publicado suas crônicas em jornais da Bahia.