Cultura

Mediação com artista e a curadora da mostra ‘Filhos de Nzambi’, sexta

Acontece na sexta-feira, 25
Tasso Franco , da redação em Salvador | 24/10/2013 às 11:38
Acontece amanhã, 25 de outubro, às 14h, a Mediação com o Artista, como parte das atividades realizadas na exposição Filhos de Nzambi, em cartaz no Museu Udo Knoff de Azulejaria. Na ocasião, o artista plástico Denissena, autor das peças, e a curadora da mostra, Mirna Ramos, estarão disponíveis para uma troca de informações sobre as obras.
 
A mostra Filhos de Nzambi aborda a força da espiritualidade e da ancestralidade no mundo contemporâneo, a partir das heranças africana e indígena, com destaque para o candomblé. Através de esculturas em argila assentadas em agdás (pratos utilizados nas oferendas do candomblé) de cerâmica, e técnica spray sobre azulejos, Denissena retrata pessoas comuns e um diálogo com a religiosidade. “Os filhos de Nzambi são os indivíduos que circulam pelas ruas, que habitam suas casas e criam seus filhos, e ainda se dedicam a cuidar dos outros. Somos todos filhos de Nzambi, Deus, Olorum, Kalunga, ou qualquer que seja o nome que usamos para invocá-lo”, explica Denissena. A exposição também busca levar os visitantes a uma reflexão sobre seus preconceitos, no combate à intolerância religiosa, sendo assim um momento de afirmação, sobretudo, de personagens das culturas negra e indígena.
 
Uma realização do Museu Udo Knoff de Azulejaria, DIMUS, IPAC e SECULT/BA, a mostra Filhos de Nzambi fica em cartaz até 30 de novembro. O Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica está localizado na Rua Frei Vicente, nº 03, Pelourinho. A entrada é gratuita. O horário de visitação é de terça a sexta-feira, das 12h às 18h; e aos fins de semana e feriados, das 12h às 17h.