Cultura

ACBEU seleciona adolescentes para o programa jovens embaixadores

Veja como participar
Santa Clara , da redação em Salvador | 14/10/2013 às 10:41
Na condição de instituição parceira do Programa Jovens Embaixadores a Acbeu é a responsável pela seleção anual dos Jovens Embaixadores Baianos, programa criado em 2002 pela Embaixada Americana que busca beneficiar alunos brasileiros da rede pública de ensino que são exemplos em suas comunidades. O processo seletivo dos Jovens Embaixadores, edição 2014, acaba de ser concluído com o apoio da Secretaria de Educação do Estado tendo chegado a oito finalistas.

Estes alunos terão seus nomes enviados à Embaixada Americana em Brasília para a seleção final, com divulgação do resultado prevista para 18 a 25 de outubro. Os alunos selecionados foram Débora Queiroz Sena (Salvador), Geovaldo Barreto Correia Júnior (Brejões), Hana Carolina Novaes Machado Almeida (Irecê), Izabella Baldoíno Almeida (Conceição do Coité), Juliane da Silva Alves (Salvador), Pedro Henrique Tosta Matos (Barra do Mendes), Raquel Conceição Santos (Salvador) e Rodrigo Gomes dos Santos (Dom Macedo Costa).

Os alunos foram selecionados por uma comissão composta por membros das instituições parceiras —Acbeu, Secretaria de Educação do Estado da Bahia e Jovens Embaixadores dos anos anteriores—, mas a seleção final ficará a cargo da Embaixada Americana, que escolherá um ou dois baianos para se tornarem Jovens Embaixadores 2014. Ao todo, serão selecionados 35 alunos em todo o país para receberem a bolsa.

Sobre o Programa Jovens Embaixadores

Criado em 2002 pela Embaixada Americana, o Programa Jovens Embaixadores beneficia alunos brasileiros da rede pública de ensino, exemplos em suas comunidades por meio de sua liderança, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica, e conhecimento da língua inglesa. Os vencedores viajarão em janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos.

Durante a primeira semana, visitam a capital do país, seus principais monumentos, participam de reuniões em organizações dos setores público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam de um curso sobre liderança e empreendedorismo jovem. Após essa primeira semana em Washington, o grupo é dividido em subgrupos e cada um deles viaja para um estado diferente nos Estados Unidos.

Nos estados, eles são hospedados por uma família americana, assistem aulas e interagem com jovens da sua idade, participam de atividades sociais/culturais na comunidade e fazem apresentações sobre o Brasil. A experiência de ser um Jovem Embaixador é única e oferece a esses excelentes estudantes a oportunidade de expandirem seus horizontes ao mesmo tempo em que nos ajudam a fortalecer os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.

Como participar

Para participar do Programa Jovens Embaixadores é preciso ter entre 15 e 18 anos (candidatos não poderão ter mais que 18 ou menos que 15 anos no dia 7 de janeiro de 2014), jamais ter viajado para os Estados Unidos, ter boa fluência oral e escrita em inglês, ser aluno do ensino médio na rede pública, pertencer à camada sócio-econômica menos favorecida, ter excelente desempenho escolar, ter perfil de liderança e iniciativa, ser comunicativo, possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade, estar engajado, por pelo menos um ano, em atividades de responsabilidade social/voluntariado.