Cultura

ILHÉUS: Esporte, dança e musical marcam a 1ª Mostra Cultural do Peti

O evento, promovido pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Social e de Educação
Tasso Franco , da redação em Salvador | 14/09/2013 às 09:43
Espetáculo de dança em Ilhéus
Foto: Gidelzo Silva
Uma mistura de dança, arte, ritmos, esporte e cultura animaram a 1ª Mostra Cultural do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) que aconteceu na última quinta-feira, dia 12, no auditório do Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne. O evento, promovido pela Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias municipais de Desenvolvimento Social (SDS) e de Educação (Seduc), atraiu pessoas de todas as idades que puderam contemplar um grande espetáculo apresentado pelas crianças e adolescentes beneficiados pelo programa.  

Com um auditório repleto de crianças, jovens e adultos, os participantes dos vários espaços de convivência do Peti como, Salobrinho, Basílio, Banco do Pedro, Castelo Novo, Conquista, Teotônio Vilela, Olivença, Barra entre outros, apresentaram para o público as coreografias e peças teatrais, como o musical A Bela e a Fera que há meses vinham ensaiando.  O resgate da cultura afro, o hip-hop norte americano, o ballet clássico, as artes marciais como Karatê e Jiu-Jitsu foram algumas das apresentações feitas durante a Mostra Cultural.
            “O nosso propósito é incentivar a cultura bem como despertar nessas crianças o interesse pelo esporte para que elas entendam que através desse incentivo eles possam sair da situação de trabalho”, destaca o secretário de Desenvolvimento Social do município, Jamil Ocké. A coordenadora do programa em Ilhéus, Glória Araújo avaliou como positiva a 1ª Mostra Cultural do Peti e informou que “a melhor saída para que essas crianças possam ser realmente crianças e viver a infância plenamente é oferecer a elas meios que as afastem tanto do trabalho quanto das ruas, e esse é o nosso maior objetivo”.

Reordenamento – O Peti passou por uma recente transformação, após o reordenamento realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e hoje faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Essa modificação proporciona atendimento social específico para os grupos etários dos diversos serviços ofertados pela Secretaria de Desenvolvimento Social. Este serviço visa oferecer atenção diferenciada de acordo as necessidades e fragilidades de cada grupo de convivência. O Peti oferece atividades de que visam a retirada da criança do trabalho através de oficinas de dança, música, esporte, cultura, cidadania meio ambiente, e não deve ser confundido com um reforço escolar.

Esses serviços se organizam de acordo com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) que, ao se articularem, previnem a institucionalização e a segregação de crianças, adolescentes, jovens e idosos, oportunizando dessa forma o acesso desses grupos a informações sobre direitos e participação cidadã. As atividades deste serviço devem ser oferecidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e podem ser realizadas através de grupos ou coletivos que visam a troca de vivências bem como o fortalecimento de vínculos, a socialização, o sentimento de pertencer a localidade e de identidade.