Cultura

NEOJIBA realiza Recital de Cordas no Espaço Xisto Bahia , quinta, 5

Uma boa pedida
Frente & Verso , da redação em Salvador | 04/09/2013 às 10:15
No Espaço Xisto a partir das 20h, quinta, 5
Foto: DIV
Na próxima quinta-feira (05), às 20 horas, acontece o Recital de Cordas da Orquestra Castro Alves (OCA) no Espaço Xisto Bahia, nos Barris. Na ocasião, os instrumentistas de cordas da OCA (violino, viola, violoncelo e contrabaixo) irão apresentar peças dos compositores Johann Sebastian Bach, Benjamin Britten, Edvard Hagerup, Grieg e Ernst Widmer além de Antonio Vivaldi cujas peças, ‘Concerto em Dó maior para fagote e cordas’ e ‘Concerto para dois violinos em Lá menor’ terão como solistas, respectivamente, Esdras Santana (fagote), George Lavigne (violino) e Neyvan Santos (violino).

 O evento tem entrada franca sujeita à lotação do espaço.

 Serviço

Recital de Cordas da Orquestra Castro Alves

Onde: Espaço Xisto Bahia – Barris.

Quando: 05 de setembro, às 20 horas.

Entrada Franca

 PROGRAMA

JOHANN SEBASTIAN BACH (1685-1750)

Ária da Suíte OrquestralBWV 1068 n.3 em Ré Maior

 

ANTONIO LUCIO VIVALDI (1678-1741)

Concerto em Dó maior para fagote e cordas RV 471
I Mov. Allegro

Solista: Esdras Santana

 

BENJAMIN BRITTEN (1913-1976)

Uma Sinfonia Simples Op.4 para Cordas

Playful Pizzicato

Sentimental Sarabande

 

EDVARD HAGERUP GRIEG (1843-1907)

Primeira SuitePeerGynt Op.46

A Morte de Âse

A Dança de Anitra

 

ANTONIO LUCIO VIVALDI (1678-1741)

Concerto para dois violinos em Lá menor Op.3 n.8

Allegro

Solistas: George Lavigne e Neyvan Santos

 

ERNST WIDMER (1927-1990)

Rondó Op.140

 

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. No Brasil, o NEOJIBA é o primeiro programa governamental de formação de orquestras infanto-juvenis baseado no aclamado “El Sistema”, programa venezuelano criado há 38 anos. Seu diretor fundador e regente titular é o pianista Ricardo Castro, convidado em 2007 pela Secretaria de Cultura para criar e implantar o programa na Bahia. 

O NEOJIBA já beneficia diretamente mais de 800 crianças e jovens, integrantes do Núcleo de Gestão e Formação Profissional do Programa, no Teatro Castro Alves, e em Núcleos de Prática Orquestral em Simões Filho, na Península Itapagipana e no Bairro da Paz, além de Trancoso, no extremo-sul da Bahia. Além disso, o NEOJIBA apoia pedagogicamente projetos orquestrais do interior do estado, levando seus resultados a jovens músicos de mais de 20 municípios em toda a Bahia. O mais importante diferencial entre o NEOJIBA e a maioria das outras iniciativas de arte-educação realizadas no Brasil é sua função de real integração social, estimulando o convívio entre crianças e jovens de vários segmentos da sociedade.