Cultura

IPAC premia as melhores fotos do 2 de Julho. Veja como participar.

“Ao enviar as fotos, o remetente, que deve ser o autor destas, já estará acatando as regras do regulamento da premiação da Galeria Virtual
Ascom Ipac , Salvador | 03/08/2013 às 14:13
Veja como participar dessa promoção do IPAC
Foto: IPAC
A partir desta segunda-feira, dia 5 (agosto, 2013), quem postar fotos na Galeria Virtual do Cortejo 2 Julho (http://galeriadoisdejulho.blogspot.com.br/), criada graças à parceria entre o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) e Escola de Arte e Tecnologia Oi Kabum! – Salvador, estará concorrendo a kits de importantes publicações coloridas dessas duas instituições.
 
Segundo o gerente de Patrimônio Imaterial (Geima) do IPAC, Roberto Pellegrino, as fotos devem ser enviadas para o endereço eletrônico galeria2dejulho@ipac.ba.gov.br, administrado pelo Laboratório Fotográfico (Lafo) da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural (Dipat) do IPAC.
 
“Ao enviar as fotos, o remetente, que deve ser o autor destas, já estará acatando as regras do regulamento da premiação da Galeria Virtual (http://galeriadoisdejulho.blogspot.com.br/p/blog-page.html)”, explica o gerente estadual. As postagens serão permitidas somente até as 24 horas do dia 11 (agosto, 2013).
 
A partir da 0 hora do dia 12, uma segunda-feira, até o dia 18, um domingo, serão aferidas através de uma fan-page no Facebook (https://www.facebook.com/pages/2-de-Julho-IPAC-Oi-Kabum/183454888493002) quais as fotos mais ‘curtidas’ nesta rede social. Os cinco autores que tiverem as fotos mais acessadas/curtidas receberão a premiação em dia ainda a ser divulgado pela Dipat/Geima, mas que, provavelmente, será em setembro.
 
PATRIMÔNIO IMATERIAL – O IPAC, que é vinculado à secretaria estadual de Cultura (Secult-Ba), e a Oi Kabum!, uma organização não-governamental, se uniram neste ano (2013), para ampliar a política pública de proteção, estímulo e difusão da manifestação popular do 2 de Julho e comemorar os 190 das lutas pela independência da Bahia contra as tropas portuguesas, cujo clímax ocorreu em 1823.
 
O cortejo acontece anualmente entre os bairros da Lapinha e a Praça Municipal, em Salvador, e é registrado como Patrimônio Imaterial da Bahia, via decreto governamental nº 10.179, desde 2006.
 
A Oi Kabum! promoveu ainda uma exposição presencial na sua sede, localizada no casarão nº17 do Terreiro de Jesus, no Centro Histórico da capital baiana. A ONG também criou um site com todas as informações sobre o 2 de Julho: http://www.cipo.org.br/2dejulho/. “A exposição teve como objetivo mostrar de forma interativa, educativa e divertida para alunos, educadores, turistas e demais públicos, a importância dessa data para a Independência da Bahia e do Brasil”, explica a coordenadora geral da Oi Kabum!, Isabel Gouvêa.
 
Já o IPAC retomou a Premiação de Fachadas Decoradas de imóveis situados nas ruas por onde passa o Cortejo, produziu e distribuiu gratuitamente bottons educativos, realizou apresentações musicais do coral do instituto e criou a Galeria em parceria com a Oi Kabum!-Salvador.
 
A galeria virtual conta com cinco seções temáticas: Prédios Históricos, Fachadas Decoradas, Manifestações Culturais, Personagens e Volta da Cabocla. Os fotógrafos do Lafo/IPAC selecionam as fotos, distribuindo-as por tema. Cada seção contará com 80 imagens, totalizando 400 fotografias em toda a galeria. Segundo o regulamento, as imagens devem apresentar resolução igual ou superior a 800 pixels x 72dpi, equivalente a 72dpi x 30cm no lado maior, para que seja garantida a qualidade necessária para exibição em cor-luz (tela de dispositivos eletrônicos).
 
Mais informações sobre o IPAC no 2 de Julho na Geima/IPAC, via telefones (71) 3116-6741 e 3116-6828 ou endereço eletrônico geima.ipac@ipac.ba.gov.br. Fique informado via site www.ipac.ba.gov.br, Facebook Ipacba Patrimônio e Twitter @ipac_ba.