Cultura

FEIRA: Centro de Cultura Amélio Amorim sedia Salão de Artes Visuais

Após Feira de Santana, o Salão de Artes Visuais será realizado em Teixeira de Freitas, de 16 de agosto a 29 de setembro
Imprensa ZN , da redação em Salvador | 28/07/2013 às 08:12
Pedro Juarez com obra sobre Lampião e o deputado Zé Neto
Foto: DIV
O Centro de Cultura Amélio Amorim sediou, na noite desta sexta-feira (26), o lançamento da edição Feira de Santana do Salão de Artes Visuais da Bahia 2013, projeto promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) há 21 anos. A exposição conta com criações livres em diferentes técnicas, como pintura, videoarte, fotografia digital, gravura em metal e colagem.

O deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Zé Neto (PT), esteve presente na exposição que ainda premiou artistas em sua abertura. O parlamentar fez questão de destacar a importância da realização do evento na cidade. O Salão de Artes Visuais, além de divulgar o trabalho dos artistas baianos, também estimula a cultura e apresenta a diversidade cultural do nosso estado.

“Parabenizo o secretário de Cultura da Bahia, professor Albino Rubim, e toda a sua equipe pelo trabalho que vem sendo realizado, e fico feliz pelo resultado que pudemos contemplar neste evento”, destacou o deputado.

A mostra, que reúne artistas de Salvador, Feira, Cachoeira, Amargosa e Araci, está aberta ao público, no foyer do Amélio Amorim, com visitação gratuita, até o dia 8 de setembro.

Os artistas e obras do Salão de Artes Visuais de Feira de Santana são: Yuri Ferraz, “Pintura sem título” (pintura); M.B.O., “Mansão das árvores” (instalação); Arthur Scovino, “Levando os elepês de Gal para passear” (instalação); Ricardo Alvarenga, “Rastros” (fotografia); João Oliveira, “De ladraduras e dentes ou do latim: pe(rennis (gravura em metal)”; Erivan Moraes, “Batizado” (fotografia); Caio Araujo, “La Danza de maquina” (videoarte); Lico Santana, “Ramificações futuras II” (escultura); Tiago Costa, (Ilustrações em técnica mista – grafite e nanquim); Elzinha de Abreu, “Akira” (fotografia vernacular); Misael Franco, “Recriação: o barro, a liberdade e a criatividade” (performance); Flávio Marzadro, “Sublimazione Teológica II” (pintura); Clarice Machado, “Sobre os outros que (não) somos” (colagem sobre papelão); Roberta Nascimento, “Grito Silencioso” (objeto); Alex Oliveira, “Narrativas errantes” (foto-performance); Flávio Lopes, “Ensaios para os jardins de Monet” (videoarte); Coletivo ID(ENTIDADE), “Divino Imaginário” (fotografia); André França, “Images from the Black Box I # 38/39” (fotografia digital); Yasmin Nogueira, “Hom(em)cubo” (instalação-vídeo-performance); Viviane Viriato (Fotografia); Adriano C. Machado, Coletivo Entrecho, “Piriguete 3 x 5,00” (gravura – serigrafia); Deisiane Barbosa, “A moça que desfiou” (performance); Gabriel Guerra, “Desjejum com Nanica e Papaya” (instalação fotográfica); Nelson Oliveira, “Solo Vado“ (fotografia digital); Mayra Lins, “Saturação” (instalação); Vladimir Oliveira, “Andando” (instalação); Pedro Juarez, “Lampião vence o jogo” (pintura).

Próximas edições

 Após Feira de Santana, o Salão de Artes Visuais será realizado em Teixeira de Freitas, de 16 de agosto a 29 de setembro; Lençóis, de 4 de outubro a 17 de novembro; Barreiras, de 25 de outubro a 8 de dezembro; e Vitória da Conquista, de 8 de novembro a 15 de dezembro.