Cultura

Poesia embarca nos ônibus da capital com o apoio da Semut

O projeto da produtora cultural Domínio Público será executado experimentalmente, de 21 de julho a 21 de agosto, em 30 ônibus da viação Rio Vermelho
Agecom ,  Salvador | 21/07/2013 às 10:01
Uma boa ideia nos ônibus da capital
Foto: DIV
Além dos passageiros, cobrador e motorista, a poesia também vai embarcar nos ônibus de Salvador a partir deste domingo (21). Palavras Passageiras é uma iniciativa cultural, com apoio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut), que pretende estimular a leitura de poesia entre os conterrâneos de Gregório de Mattos.

O projeto da produtora cultural Domínio Público será executado experimentalmente, de 21 de julho a 21 de agosto, em 30 ônibus da viação Rio Vermelho, que fazem seis linhas: Aeroporto/Praça da Sé, Pero Vaz/Lapa, Vila Rui Barbosa/Eng. Velho de Brotas, São Joaquim/Marback, Mata Escura/Pituba e Mussurunga/Lapa.

Ao pegar um desses coletivos nesse período, o usuário vai poder ler poemas de 15 poetas baianos mais Fernando Pessoa e seus heterônimos. O diretor da Domínio Público, Reinorf Duarte, explica que, por se tratar de uma iniciativa voltada ao transporte público municipal, a prioridade é expor a obra poética de artistas locais, além de clássicos universais.
O secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia, é um incentivador da ideia. “É uma iniciativa simples, sem custos para a prefeitura, que facilita o acesso das pessoas à poesia, podendo ainda ter o efeito de proporcionar um momento de reflexão e prazer”.

Curador do projeto, o poeta João Filho informa que os poemas devem permitir uma leitura rápida, com tamanho máximo de 20 linhas e um lirismo leve.  “O projeto Palavras Passageiras diversifica a forma de contato com a poesia, que tradicionalmente se dá pelo livro, possibilitando uma maior popularização desse gênero literário”.
Segundo o produtor cultural Reinorf Duarte, a ideia é que o projeto seja autossustentável e ultrapasse o período experimental. “Estamos lançando uma mídia com viés cultural, a Artdoor, que tem o objetivo de ser um canal de divulgação da poesia, mas também poderá ser associado a marcas. Durante esse período experimental, estaremos realizando uma pesquisa para identificar o interesse dos passageiros pela nova mídia para torná-la viável também comercialmente”.