Cultura

No modelo “Cinema Paradiso”, Cine-Teatro Cachoeirano será inaugurado

O deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Zé Neto (PT), acompanhado do secretário de Cultura e Turismo de Cachoeira, José Luiz Bernardo, visitou o prédio
Ascom ZN , Cachoeira | 13/07/2013 às 15:23
Deputado Zé Neto, juntamente com José Luiz, confere estrutura do Cine-Teatro Cachoeirano
Foto: DIV
Em breve, a cidade de Cachoeira, situada no Recôncavo da Bahia, a 110 km de Salvador, terá mais uma opção de cultura e lazer. É que o Cine-Teatro Cachoeirano será inaugurado e pretende trazer peças de teatro, musicais e filmes para os moradores da cidade.

O deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Zé Neto (PT), acompanhado do secretário de Cultura e Turismo de Cachoeira, José Luiz Bernardo, visitou o prédio, que hoje é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e conferiu a nova estrutura, com capacidade para quase 200 pessoas.

“Fico muito feliz em vir a Cachoeira e encontrar esse cinema recuperado. Esse é espaço cultural sem precedentes na cidade”, disse o deputado.

Segundo José Luiz, o prédio foi construído em 1922, por Cândido Massena Vaccarezza, intendente de Cachoeira na época. Antes da reforma, abrigava o Cineteatro Glória, inspirado no clássico filme italiano “Cinema Paradiso”. Atualmente, está aguardando autorização do Iphan para abrir as portas, depois de um investimento de quase 100 milhões de reais, oferecido pelo governo federal, para a recuperação do prédio.

O Cine-Teatro Cachoeirano fica localizado na Praça Teixeira de Freitas, próximo à histórica Praça 25 de Junho, data em que a cidade torna-se capital do Estado da Bahia. 

Parceria com a UFRB

Ainda segundo José Luiz, o Cine-Teatro Cachoeirano tem uma parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), pois, através do curso de Cinema, poderá dar um apoio técnico ao cinema.

“A operação de som, projeção, refletores de luz exigem profissionais qualificados e, através da parceria com a UFRB, poderemos ter isso”, disse o secretário.