Cultura

Cinema western (filme faroeste) é destaque em leitura pública de livro

Cinema western (filme de faroeste) é destaque em leitura pública de livro
Encontro acontece dia 10 de julho no Gabinete Português
Tasso Franco , da redação em Salvador | 05/07/2013 às 13:05
 
O Gabinete Português de Leitura promove mais uma edição do projeto leitura pública de livros, no dia 10 de julho, às 17 horas. A obra “Ensaios ou quase” (Pimenta Malagueta) será lida pelo escritor Araken Vaz Galvão. Trata-se de abordagens sobre gêneros do cinema, dividido em quatro partes: Velho Oeste, Filme Noir, Neo-Realismo (movimento único no cinema do século XX) e Western-Spaghetti (bangue-bangue à italiana). Nelas, o autor destaca o faroeste como parte importante da formação cinematográfica de muitas gerações.
 
“Este livro vem preencher uma lacuna no cenário da crítica cinematográfica brasileira. Apesar de não abarcar a totalidade dos filmes do gênero, trata dos principais filmes, diretores e atores que consagraram o western, abrangendo um longo período de tempo da história do cinema, e da vida do autor. Traz uma visão única de um expectador crítico e voraz, um olhar inteligente e divertido, leve e sarcástico sobre filmes imperdíveis e outros nem tanto, atores maravilhosos e alguns canastrões, diretores e roteiristas sublimes e outros tão previsíveis... Nada escapa ao olhar de Vaz Galvão”, define a obra a pesquisadora e doutora em educação, Lucília Augusta Lino de Paula.
 
Sobre o autor: Araken Passos Vaz Galvão Sampaio é baiano de Aiquara, município de Jequié. Foi anistiado e hoje é capitão da reserva do Exército Brasileiro. Formado em História, possui curso de Cinema da Cinemateca Uruguaya (Montevidéu). Autor de diversos trabalhos literários, também é cineasta, diretor de cinco filmes, sendo um longa-metragem, todos filmados no Peru, e autor teatral. Trabalhou na TV – Equador – e como jornalista. É membro titular do Conselho Estadual de Cultura da Bahia, da Academia de Letras do Recôncavo e vice-presidente da Academia de Educação, Letras e Artes. É também mantenedor da Fundação Cultural Euzedir e Araken Vaz Galvão – Funcea. No ano de 2004 ganhou o prêmio principal do concurso do Banco Real “Talentos da Maturidade, com o conto “Os Mortos”.

Sobre o projeto Leituras Públicas de Livros: O GPL realiza sessões de leituras públicas de livros, com obras publicadas por editoras registradas na Biblioteca Nacional, conforme determina a Lei do Livro no Brasil. O projeto acontece sempre às segundas quartas-feiras de cada mês, às 17 horas, no auditório do Gabinete, na Piedade, com entrada franca. Vale lembrar que os livros não são vendidos, mas apenas apresentados pelo próprio autor, que lê trechos e conversa com os leitores presentes.

 
O que: Leitura Pública de Livros
10 de julho de 2013, às 17h
Inscrição gratuita
Mais informações no tel. 71 3329 2733
Site: www.gplsalvador.com.br