Cultura

Kislansky, mestre da modelagem figurativa no Brasil, lança livro 11/7

No dia 11 de julho, às 19h, o Palacete das Artes recebe o escultor baiano Israel Kislansky para o lançamento do livro “Kislansky Cerâmicas – Argilas do Brasil”
Isa Lorena Vergasta Moreira ,  Salvador | 03/07/2013 às 12:55
Vai ser no Palacete das Artes dia 11, 19h
Foto: ILS
No dia 11 de julho, às 19h, o Palacete das Artes recebe o escultor baiano Israel Kislansky para o lançamento do livro “Kislansky Cerâmicas – Argilas do Brasil”, que traz uma visão abrangente sobre a obra do artista radicado em São Paulo desde 1983. Kislansky tem obras espalhadas por várias partes do país e no exterior e é autor da belíssima escultura “Esperança” inaugurada recentemente pela Santa Casa da Misericórdia no pátio central do Hospital Santa Isabel. Antecedendo ao lançamento do livro, Israel Kislansky realiza às 17h30 no Palacete, palestra para o público com entrada gratuita. 

O livro sobre argilas e artes apresenta um amplo repertório de cerâmicas do autor e uma abordagem técnica e sensível sobre as argilas brasileiras com textos de ceramistas importantes, como Norma Grinberg, doutora e professora de escultura da USP (Universidade de São Paulo), que ressalta a generosidade do escultor em seu fazer artístico: “Como artista amplo que incorporou sua vida à arte, Kislansky observa e descobre possibilidades no que vivencia”.

 “É nítido que a imagem do feminino na obra de Kislansky transcende a forma real do modelo diante do escultor. Existe ali a busca por uma composição precisa, em sintonia com formas geométricas, por vezes simples, por outras virtuosísticas, mas sempre visando a autonomia da criação enquanto obra de arte. Mais antigas até que as pinturas das cavernas, as chamadas “Vênus” esculpidas em calcário, resina e marfim, ou também modeladas em argila, provam que há mais de 40.000 o imaginário feminino na escultura é um tema central no repertório iconográfico da humanidade.”

Gilberto Habib Oliveira,

Especialista em Museologia e Bacharel em Artes

 

O livro traz ainda um ensaio fotográfico realizado pelo próprio Kislansky, em diversas regiões do país, onde acompanhou a extração de argilas e a produção em escala de massas cerâmicas. O lançamento será precedido de uma palestra de Kislansky cujo tema, “Argila e Metal - Arte, técnica e tecnologia”, é pretexto para abordar questões relativas às matérias primas, técnicas de produção e novas tecnologias aplicadas na produção artística. A publicação é patrocinada pela LE BISCUIT através do FAZCULTURA, programa de incentivo fiscal do Governo do Estado da Bahia.

O superintendente da Santa Casa da Misericórdia, Raymundo Dantas, expressou à nossa reportagem que “Conhecemos Kislansky primeiro através de seus trabalhos. Tinham aquilo que nós procurávamos: sobriedade, elegância, um toque diferente de beleza nas formas femininas que arrancava do bronze. Depois conhecemos a pessoa e a descobrimos bem maior que sua arte. Criou para nós a estátua da Esperança, guardiã do Instituto Baiano do Câncer. E ela lá está, com a marca inconfundível do seu criador, esse baiano fotógrafo, escultor, esteta. Axé para você, Kislansky, criador de um mundo de beleza, em bronze, papel ou argila.”

OFICINAS DE MODELAGEM DO CORPO

Nos dia 13 e 14 de julho o público terá também a oportunidade de trabalhar sob orientação do artista, que fará a Oficina de Modelagem em Argila também no Palacete das Artes. As inscrições estão abertas ao público através do e-mail jkislansky@yahoo.com.br; jkislansky@hotmail.com ou pelo celular 71- 9987-4601.

As oficinas com modelo vivo serão dadas para iniciantes e para aqueles que já têm conhecimento de modelagem. Para os primeiros serão trabalhados torso e cabeça, para os outros, corpo inteiro.  No sábado, dia 13, as oficinas ocorrem das 10h às 13h e das 15h às 18h. No domingo, 14, das 15h às 18h.



KISLANSKY CERÂMICAS – Argilas do Brasil - O livro apresenta a produção em cerâmica do escultor Israel Kislansky entre os anos de 2007 e 2012. Tendo como tema o corpo humano, o escultor desenvolve suas pesquisas plásticas explorando as possibilidades de argilas de todo o Brasil, com destaque para a argila do recôncavo baiano.

Experimentando tipos de queimas, dos fornos elétricos aos fornos a gás, das queimas cruas aos esmaltes de alta temperatura, o livro reúne imagens das obras, descrições técnicas detalhadas (tais como origens das argilas, ciclos térmicos, tipos de fornos, fórmulas de esmaltes e engobes) e texto crítico sobre a arte e poética de Kislansky.

Em formato 40X29 cm e 180 páginas, o livro apresenta ainda, produtores de argila do Brasil, suas fontes naturais e procedimentos sustentáveis, divulgando a relevância da cerâmica como linguagem plástica.

 

ISRAEL KISLANSKY 

 Pintor de formação, Kislansky enveredou cedo pela modelagem. Nascido em Salvador em 1965 e radicado em São Paulo desde 1983, desenvolveu importante atividade de ensino até 2006 realizando oficinas e palestras sobre arte figurativa em todo o país. Seu atelier em São Paulo tornou-se referência no aprendizado da escultura do corpo humano a partir das técnicas tradicionais de modelagem e fundição em bronze pelo método de cera perdida. Desenvolvendo uma didática própria e uma abordagem moderna da representação do corpo, Israel passa a ser referência como mestre da modelagem figurativa no Brasil.

Em 2007, após anos enfrentando as dificuldades de encontrar boas fundições para suas obras, passou a conduzir um amplo projeto de re-capacitação e divulgação da fundição artística no Brasil, técnica que evolui do barro para se completar em outro universo: o da fundição de metais. Hoje Israel coordena as atividades do CENTRO TÉCNICO EM 

FUNDIÇÃO ARTISTICA SENAI – SP e trabalha em projetos para conservação e restauro do patrimônio realizado por fundição de metais. A aliança entre todas essas atividades o tem levado a exercer importante papel de pesquisa para capacitação de novos artesãos e técnicos. Suas atuais pesquisas na cerâmica demonstram seu comprometimento com o metier aprimorando sistematicamente sua linguagem plástica pessoal. Suas relações com a imagem e a prática das técnicas tradicionais são pautadas na percepção da importância de ambas para o cenário brasileiro das artes plásticas em harmonia com novas formas de expressões das artes visuais.

“Esta terra que nos alimenta e um dia nos receberá, também nos oferece a si própria como matéria moldável. Foi com ela que aprendemos a fazer potes, jarras, pratos, brinquedos, máscaras, enfeites... com ela nos divertimos e sonhamos. E assim chegamos ao âmago do homem - sua alma - que transforma esta matéria inorgânica em magia e arte”
Israel Kislansky