Cultura

Palacete das Artes inaugura exposição sobre Futebol, na terça

Abertura dia 18, terça-feira
Cleide Nunes ,  Salvador | 17/06/2013 às 10:07
Muu Blanco, violência abstrata - vídeo
Foto: DIV
O Palacete das Artes inaugura amanhã - dia 18, às 19h - a exposição “O jogo só acaba quando termina”. Trata-se de videoarte, fotografia e arte sonora, com um apanhado circunstancial do futebol atual e de suas implicações sociais e culturais. “Os vídeos serão projetados em uma única sala, espaçosa e escura, buscando a harmonia entre movimento e som, originando uma voragem irresistível de imagens que revelará a complexidade do jogo e da condição humana”.
 
A mostra, que segue até 11 de agosto, conta com a participação de artistas da Europa e das Américas, e tem a curadoria de Alfons Hug  (RJ) e co-curadoria de Paz Guevara. Entre os artistas e cineastas estão os brasileiros Pedro Asbeg, Gustavo Spolidoro, Ana Azevedo, Rogério Faissal, os argentinos Lisandro Alonso e Gabriel Orge, além de representantes do Uruguai, Peru, Equador, Chile, Bolívia, da Alemanha, Turquia  e Tailandia.
 
De acordo com o catálogo do título em referência, a obra “não é uma transmissão televisiva ou um “public viewing”, ao contrário – os artistas distanciam-se ao máximo do espetáculo afirmativo e buscam os lados inexplorados do esporte e o que acontece além dos grandes estádios. O lugar certo do futebol é onde menos se espera o que, aliás, também vale para a arte contemporânea”.
 
Exemplo do trabalho desses artistas é o de Muu Blanco, da Venezuela, “que faz um estudo da violência, tanto no gramado como na arquibancada e transforma cenas brutais encontradas na internet em imagens abstratas repletas de beleza e tentação, nas quais vislumbramos fragmentos do esporte”.
 
Para os amantes do futebol baiano e interessados, no dia 19 de junho, às 19h, acontece a palestra “BA x VI: da assistência à torcida: a metamorfose nas páginas esportivas”. O tema será abordado pelo jornalista esportivo e professor Paulo Roberto Leandro, em cuja tese de doutorado aborda a cobertura da mídia nos jogos entre Bahia e Vitória, no período entre 1932 e 2011 e analisa o comportamento do torcedor diante de seus clubes.

O Cinema no Palacete programou uma série de filmes onde o futebol e suas estrelas são os personagens principais. Serão seis exibições de vídeos, de 18 a 28 de junho, sempre às 16h30. No dia 29 de junho, das 14h às 19h, é a vez do projeto Trocando Palavras entrar em campo, com o relançamento do livro “82, uma Copa, quinze histórias” (por essa Paolo Rossi não esperava...). Lançado pela editora Casarão do Verbo, com organização de Mayrant Gallo, trata-se de quinze escritores que, através de crônicas, entram em campo para eliminar os fantasmas de Brasil 2 x 3 Itália no estádio do Sarriá, na Copa da Espanha, há mais de 30 anos. O encontro literário conta com a tradicional feira para a permuta de livros, além de apresentações de Coral e do Sarau da Onça (grupo de poetas da comunidade de Sussuarana).
 
E como jogador de futebol também é um ‘boêmio, sonhador’, a exposição “Rio Vermelho, dos Artistas e das Artes”, do artista plástico Ygas Eloy, permanece à disposição do público até o dia 30 de junho. A proposta é valorizar a história e o patrimônio cultural de um dos bairros mais famosos de Salvador, o Rio Vermelho. Conta com pinturas acrílicas, esculturas, instalações, fotografias e textos elaborados pelo artista que retrata, através de suas obras, o cotidiano do bairro. Entre as pinturas estão os retratos de Zélia e Jorge Amado, Dorival Caimmy, Caetano Veloso, Dinha do Acarajé, a Índia Paraguassu e o painel “A Boemia”, uma homenagem aos boêmios do Rio Vermelho.
 
Na torcida para o Brasil levantar a taça, vale conferir a exposição comemorativa aos 90 de Mario Cravo Jr., o maior expoente do movimento de arte moderna da Bahia nos anos 40 e 50, que fica até o dia 1° de setembro. São 62 esculturas feitas pelo artista, com a curadoria de Murilo Ribeiro, artista plástico e diretor do Palacete, além do apoio de Ivan Cravo, presidente da Fundação Mário Cravo, e de Isabela Oliveira, assessora do artista. 
 
Fotos anexo:
Exposição “O jogo só acaba quando termina”
 
Cinema no Palacete
Junho:
Dia 18 (terça-feira), às 16h30 - Garrincha, Estrela Solitária
Dia 19 (quarta-feira), às16h30 – Fuga para a vitória
Dia 25 (quinta-feira) às 16h30 – Maradona
Dia 26 (sexta-feira) às 16h30 – Heleno
Dia 27 (quarta-feira) às 16h30 - Maldito Futebol Clube
Dia 28 (sexta-feira) às 16h30 – Rádio Gogó/Virou o Jogo