Cultura

60 ANOS DO HOTEL DA BAHIA: Livro vai mostrar todos momentos do hotel

Lançamento será na terça-feira, 4
Carla Santana , Salvador | 31/05/2013 às 11:31
A trajetória de 60 anos do Hotel da Bahia (1952 – 2012), marco da arquitetura e da arte moderna em Salvador, ganha registro literário. Ao longo de 132 páginas, os leitores poderão reviver a arquitetura, design de interiores, costumes da época, conjunto de bens culturais e conhecer detalhes do processo de tombamento do hotel que garantiu sua preservação e o incorporou ao “patrimônio cultural do povo baiano”. Em evento para convidados, o lançamento da obra “Hotel da Bahia: 60 anos” (Editora Claudiomar Produções e Artes Gráficas, 2013)  será realizado nesta terça-feira, 04 de junho, a partir das 19h, no Sheraton Bahia Hotel, Campo Grande, que opera desde 8 de maio deste ano.

Com prefácio assinado pelo editor Claudiomar Gonçalves, que também assume a organização da coletânea, “Hotel da Bahia: 60 anos” reúne apresentação de Guilherme Paulus, presidente da GJP Hotels & Resorts e textos de Nivaldo Andrade, arquiteto, urbanista e atual presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil – departamento da Bahia (IAB-BA); Paulo Gaudenzi, que dirigiu o projeto de reforma e modernização do Hotel da Bahia pela GJP Hotels & Resorts; Francisco Senna, arquiteto, urbanista; André Sá e Flávia Foguel, também arquitetos e urbanistas; Matilde Matos, crítica de arte; e José Dirson Argolo, restaurador de obras de arte.

“Esperamos que o público aprecie o livro que reúne textos de artistas e personalidades da Bahia que tiveram a vida marcada pelo hotel”, destaca o editor Claudiomar Gonçalves, que assina o prefácio. A publicação bilíngüe tem tiragem de 3 mil exemplares e será distribuída gratuitamente aos Centros de Memória e arquivos de Fundações Culturais de diversas cidades em todo o Brasil, onde poderá ser consultada. A obra é uma realização da Claudiomar Produções  e do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura e tem patrocínio do Bradesco, Consplan, Sertenge e Credit Suisse e apoio do Grupo GJP Hotels & Resorts.

História

No dia 24 de maio de 1952, a inauguração do Hotel da Bahia foi o destaque dos jornais da época. Então iniciada, a saga do imóvel histórico - o primeiro do Nordeste a ser construído em arquitetura moderna - foi documentada no capítulo “Um patrimônio cultural do povo baiano” pelo arquiteto e urbanista Nivaldo Andrade. O texto aborda a concepção do Hotel da Bahia pelos arquitetos Diógenes Rebouças e Paulo Antunes Ribeiro e destaca sua construção e inauguração, além de apresentar as obras de famosos artistas plásticos, as reformas e ampliações a que esteve sujeito e o encerramento de suas atividades em 2010.

O presidente IAB-BA também conta que diante da notícia de que o Hotel da Bahia seria leiloado e temendo que tivesse outro destino caso não fosse arrematado por empresa do ramo hoteleiro, encaminhou, à época, como vice-presidente do IAB-Ba, o pedido de tombamento do imóvel, contando para tanto com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).