Cultura

CAMAÇARI: 8ª ed Ballace mostra vitalidade cultural da Cidade do Saber

De acordo com a organizadora do Ballace, Ana Cristina Golçalves, o evento que é realizado em Camaçari pela sétima vez tem crescido muito
Decom , Camaçari | 30/05/2013 às 11:06
Espetáculo segue no dia de hoje
Foto: Marcelo Ferrão
A abertura da 8ª edição do Ballace, Festival Nacional de Dança, realizada ontem (29/05), no Teatro da Cidade do Saber, foi marcada pela apresentação do espetáculo “Ou Isso...”, da Companhia de Balé do Teatro Castro Alves, que incrementou a noite cultural de Camaçari.

Durante aproximadamente uma hora e meia, o público pode apreciar um misto de dança, música e poesia. No palco, 24 bailarinos se revezavam em movimentos e textos de autorias próprias.

“Ou Isso...”, que se apresenta pela segunda vez em Camaçari, é um espetáculo dos coreógrafos Jomar Mesquita e Rodrigo de Castro, inspirado na obra do poeta matogrossense, Manoel de Barros.

A novidade deste ano foi o fato do festival ser aberto por uma apresentação à parte do evento. Nos anos anteriores o Ballace era iniciado com as apresentações não competitivas de grupos, academias, companhias e escolas, que seguiam ao longo da programação.

De acordo com a organizadora do Ballace, Ana Cristina Golçalves, o evento que é realizado em Camaçari pela sétima vez tem crescido muito e, neste ano, contabilizou aproximadamente 1.500 inscrições. Ainda segundo ela, apesar de ser um evento nacional, a cada edição tem se tornado mais forte a presença de participantes de cidades do interior da Bahia e de estados vizinhos.

Sobre a evolução do Ballace ao longo das edições, Ana Cristina afirmou que a comunidade de Camaçari tem se envolvido e prestigiado mais, o que a organizadora avalia como muito positivo. “É sempre uma felicidade voltarmos aqui, pois a receptividade é muito boa e a energia da Cidade do Saber é muito gostosa”.

A programação da 8ª edição do Ballace, que tem o intuito de promover e divulgar a dança na Bahia assim como estimular o desenvolvimento técnico e artístico dos bailarinos e incentivar a dança, segue com apresentações de balé clássico, jazz, danças moderna e de salão e popular, além de cursos, palestras, concursos, exposições, mostras e workshops voltados para a área da dança, a serem realizados hoje (30/05), amanhã (31/05) e sábado (01/06).

Amanhã, o dia será especial e de expectativas para 30 alunas do curso de balé da Cidade do Saber. Na ocasião, as garotas vão passar pela audição e pré-seleção, para integrar a conceituada Escola de Ballet do Teatro Bolshoi no Brasil, com sede em Joinvile, Santa Catarina. O processo acontece às 14h.

As candidatas com idades entre 10 e 11 anos serão submetidas à avaliação por um júri composto pelo dançarino baiano formado pelo Teatro Bolshoi, Diego Cunha, pela fisioterapeuta Polyana Cristine, e pelo professor de balé no Teatro Bolshoi, Maikon Renan, responsável pela audição. O processo avaliativo acontece na quadra poliesportiva da Cidade do Saber. Porém, o resultado só será divulgado no domingo (02/06), às 10h, último dia do evento.

Desde a primeira edição do Ballace, em Camaçari, sete jovens camaçarienses foram selecionados para estudar na referida escola, destes, seis ex-alunos de balé da Cidade do Saber e um da Casa da Criança e do Adolescente. 

 Os ingressos para os dias das apresentações do festival podem ser adquiridas na bilheteria do teatro, das 14h até o início das apresentações. Os bilhetes estão sendo vendidos pelos valores de R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia).