Cultura

Arte de rua é atração da 5ª Conferência Municipal de Salvador dia 27

Com seu personagem “Faustino”, Miguel Cordeiro era um dos pioneiros do grafite baiano, em 1978.
Ascom/Semut ,  Salvador | 25/05/2013 às 10:49
Ricardo Franco, Tácio V, Miguel Cordeiro e Samuca
Foto: DIV
Vai ter arte também na 5ª Conferência Municipal de Salvador, a ser realizada nos dias 27 e 28 de maio, na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), no Centro Administrativo (CAB). Genuína linguagem artística das ruas, o grafite vai expressar os temas que estarão em discussão no evento em quatro painéis.

Durante a manhã do dia 27, os artistas Miguel Cordeiro, Ricardo Franco, Romualdo Câmara, Samuca e Tácio V estarão com seus sprays dando formas criativas às questões urbanas nas linguagens do grafite, stencil, colagem e pichação em painéis com dimensões de 2,20m x 1,60m, localizados no vão central da Flem.

Expressão dos protesto das manifestações estudantis de 1968, em Paris, do qual se destacou o “É Proibido Proibir”, o grafite ganhou o mundo. Se no final dos anos 1970 deu visibilidade à criatividade de Basquiat em Nova Iorque, nessa mesma época, em Salvador, foi a forma adotada por dezenas de jovens baianos para driblar a repressão da Ditadura Militar.

Com seu personagem “Faustino”, Miguel Cordeiro era um dos pioneiros do grafite baiano, em 1978. Nos muros da capital baiana, em suas minimalistas frases-crônicas, ele revelava e denunciava o estado das coisas em sutis ironias. Recentemente, Miguel voltou à cena com descrições bem humoradas e certeiras da realidade, como: “Faustino estuda para concurso de auditor fiscal”.

Ao lado de Ricardo Franco, Miguel Cordeiro está fazendo a curadoria do evento que vai dar um toque de arte à 5ª Conferência Municipal das Cidades. Para a intervenção artística, a dupla convidou o artista plástico Romualdo Câmara, vencedor da Bienal do Recôncavo 2000, e os grafiteiros Samuca e Tácio V, ativos artistas das ruas de Salvador.
A participação da arte de rua na 5ª Conferência Municipal de Salvador, para Ricardo Franco, é um reconhecimento ao trabalho de vários artistas que se dedicam a essa atividade. “A cidade é uma tela em branco, em todo lugar existe a possibilidade de uma intervenção artística”, observa.

POPULAR

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut), realizadora do evento, disponibiliza no site www.desenvolvimentourbano.salvador.ba.gov.br/conferencia um link de acesso a informações completas sobre a 5ª Conferência Municipal de Salvador, que integra o ciclo de conferências das cidades.

As conferências das cidades são instrumentos de participação popular, prevista na Constituição Brasileira de 1988, reunindo a sociedade e o governo para debater questões que envolvem diretamente a vida das pessoas.

Durante o evento, serão elaboradas propostas a serem encaminhadas para discussão na conferência estadual. Os resultados serão levados à Conferência Nacional das Cidades, em Brasília, marcada para o período de 20 a 24 de novembro deste ano.