Cultura

6º Festival de Sanfoneiros do CUCA (Feira) reúne nova e velha gerações

Deputado Carlos Geilson (PTN) elogia desempenho dos sanfoneiros e organização do festival
Orisa Gomes , Feira de Santana | 25/05/2013 às 10:27
Gerações de sanfoneiros em cena
Foto: OG
“Que maravilha!”, exclamou o deputado estadual Carlos Geilson (PTN) ao avaliar o 6º Festival de Sanfoneiros, promovido pelo Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), na noite desta sexta-feira (24). O evento atraiu mais de duas mil pessoas ao Auditório Central da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), segundo a Assessoria de Comunicação.

Nas apresentações, cada candidato mostrou o que sabe fazer de melhor com a sanfona, acompanhado do som da zabumba e do triângulo. Difícil para o público foi ficar parado. Quem não “caiu” no tradicional forró pé de serra, com certeza não foi por falta de vontade, mas de espaço. O que atesta, para o deputado, a valorização da cultura nordestina e o crescimento do festival, ao longo de seis anos.

“O auditório da Uefs, que é grande, ficou superlotado e fora também havia muita gente. O que chamou a minha atenção foi a grande presença de jovens, tanto para disputar o festival quanto na plateia, se divertindo. A produção do evento está de parabéns”, frisou.

Premiados - Cícero Paulo Feitosa, de nove anos de idade, representante de Juazeiro do Norte, CE, tocou “Asa Branca” como gente grande e recebeu a premiação do júri popular na categoria 2  (acima de oito baixos). Já Luiz Gonçalves de Andrade foi escolhido pelo júri popular na categoria 1 (até oito baixos) e também faturou o prêmio da categoria pela escolha do júri oficial.

Elthon Dheime Machado Mascarenhas, o Machadinho de Rafael Jambeiro, que já venceu o Festival de Sanfoneiros em duas outras oportunidades, foi o segundo colocado na categoria 1; o terceiro foi Godealdo de Jesus, de Riachão do Jacuípe. Na categoria 2 , Jefferson Dias Rios, de Cruz das Almas,  Thiago Mendes Souza, de Salvador, e Kelvin Diniz Gomes da Silva, de Capim Grosso, ficaram com o primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente. 

O público viveu mais um momento de euforia, quando o campeão Jefferson Rios entregou o seu “Troféu Dominguinhos”, para o pequeno Cícero Feitosa. Além do troféu, os primeiros colocados receberam premiação em dinheiro.