Cultura

Morre Ray Manzarek tecladista do The Doors

Músico tinha 74 anos e sofria de câncer
Nara Franco , da redação em Salvador | 20/05/2013 às 19:54
O músico Ray Manzarek, um dos fundadores da banda The Doors, morreu hoje, dia 20, na Clínica Romed, em Rosenheim, Alemanha, após uma batalha contra o câncer. Ele tinha 74 anos. Manzarek deixa a esposa, Dorothy, os irmãos Rick e James Manzarek; e também o filho Pablo Manzarek.

Em Los Angeles, para onde se mudou no começo dos anos 1960, Ray Manzarek conheceu o estudante de cinema e poeta Jim Morrison. Com ele nos vocais, John Densmore na bateria e Robby Krieger na guitarra, formou o The Doors, em 1965.

A banda, até os dias de hoje, é considerada um ícone do rock. Com sua mistura de rock e blues, aliada a poesia de Jim Morrison e psicodelia, o The Doors logo se tornou um dos mais adorados grupos da história. Vendeu mais 100 milhões de discos em todo o mundo. Após a morte de Morrison em 1971, o grupo ainda lançou dois discos sem o vocalista, mas encerrou suas atividades em 1973.

Manzarek passou a se dedicar à literatura, publicando romances e também a autobiografia “Light my fire: My life with The Doors” (de 1998). Ele também tocou com grupos como Echo & The Bunnymen, The X, e com artistas como Phillip Glass e Iggy Pop. Em 2004, ele se apresentou no Brasil com o grupo The Doors of the 21st Century, ao lado de Robby Krieger e com Ian Astbury (ex-The Cult) nos vocais. Em 2012, ele, Krieger e Densmore gravaram a música “Breakin' a sweat”, incluída no EP “Bangarang”, do DJ americano Skrillex.