Cultura

PIADA E MENOSPREZO! Porto de Salvador mais velho do país faz 100 anos!

Isso é uma falta de respeito com a história da Bahia pois o Porto de Salvador é o mais velho da América Portuguesa
Ascom e BJÁ , da redação em Salvador | 13/05/2013 às 09:17
Quandro de Portinari mostra chegada de D João VI no porto de Salvador, em 1808
Foto: ILS
Uma sessão solene na Associação Comercial vai marcar nessa segunda-feira às 18h, a comemoração dos 100 anos do Porto de Salvador. O presidente da Companhia das Docas da Bahia (Codeba), José Muniz Rebouças destaca o fato da data acontecer no momento em que o Governo Federal, através do Ministério dos Portos, investe mais de R$ 300 milhões na ampliação e modernização do sistema portuário baiano, mais da metade desses recursos no Porto de Salvador.

“Como ocorreu em 1913, o Porto de Salvador é de novo protagonista nesse novo momento de crescimento da economia baiana e do Brasil”, ressalta o presidente da Codeba.
 
Na solenidade será lançado o livro Tesouros do Comércio – História e Arquitetura da Zona Portuária de Salvador, do fotógrafo Sérgio Pedreira e do escritor e jornalista Jolivaldo Freitas, editado pela Codeba e que documenta o patrimônio histórico, arquitetônico e sacro do bairro do Comércio, onde se encontra o Porto.
 
“Queremos fazer desses 100 anos um marco na retomada da revitalização do Comércio, uma área que reúne um dos mais ricos patrimônios histórico-arquitetônico do país”, disse o presidente da Codeba. Ele espera em agosto inaugurar o terminal de passageiros e a esplanada que vai descortinar a Baía de Todos os Santos para quem trafegar pela Avenida da França, promovendo uma requalificação urbana da área.

COMENTÁRIO DO BJÁ

Os acontecimentos em Salvador têm esse menosprezo com a história. Assim também aconteceu com a Rua Direita do Palácio fundada por Tomé de Souza, em 1549, e que a Câmara de Salvador comemorou 100 anos com o nome de Rua Chile.

Agora é a vez do porto de Salvador o mais antigo da América Porguesa, 4 séculos de existência. Aí, resolvem passar a borracha na história, esquecem até que D João VI, pressionado pela Inglaterra, abriu os portos do Brasil para o mundo, em ato praticado em Salvador, 1808, e vai comemorar 100 anos.

Deve ser brincadeira de mal gosto. Acorda ICHB e manda uma correspondêncioa para esse pessoal da Codeba. Aliás, aproveita e leva esse pessoal da Codeba para conhecer o quadro de Portinari (chega de Dom João VI a Bahia) que está numa das salas da ACS.