Cultura

NEOJIBA realiza concerto de Música de Câmara no TCA nesta segunda, 20h

Veja como participar
Frente & Verso , Salvador | 13/05/2013 às 10:48
Concerto começa às 20h
Foto: F&V
Acontece nesta segunda, 13, 20h, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, o primeiro concerto deste ano da série Música de Câmara do NEOJIBA. A ocasião reúne alunos do NEOJIBA em formações diferenciadas, como grupos de trompa, quarteto de cordas, quintetos de sopro e coral. A entrada é franca e o espaço está sujeito à lotação.

O investimento na formação de grupos de câmara revela um caráter pedagógico essencial para a formação do músico, principalmente ao proporcionar a prática musical mais intimista. “Na música de câmara os jovens instrumentistas se revelam. É um momento especial também para o público, que pode ampliar sua percepção sob as diversas sonoridades instrumentais apresentadas”, declara Helder Passinho Jr., coordenador do Programa de Cameratas.

Para 2013, a programação dos concertos de câmara envolve grupos estáveis do NEOJIBA, como o Quinteto de Metais, Quinteto de Sopros e Grupo de Metais do NEOJIBA. Ainda este ano o público poderá esperar por uma apresentação especial: Concerto de Câmara com Piano, que tem o intuito de homenagear o instrumento de suma importância para apresentações neste formato. Outra novidade é a realização de dois concertos com o grupo de compositores do NEOJIBA, apresentando um repertório escrito inteiramente por bolsistas do programa. “A expectativa para as atividades do ano é a melhor possível. Queremos apresentar ao público a velocidade impressionante da evolução desses jovens”, comemora Passinho Jr.

PROGRAMA

• Quarteto de Percussão do NEOJIBA

Obra: Africando

Compositor: Marcel Freire

Integrantes: Celso Teixeira, Everton Isidoro, Rodrigo Lima, David Martins.

 

 

• Coral da Orquestra Pedagógica Experimental (OPE)
Obras: Faça uma Careta (Ana Yara Campos), Pie Jesu (Mary Linn Lightfoot ), Ciranda (Folclore)

Integrantes: Músicos da OPE

 

• Trio de Trombones do NEOJIBA

Obra: Song for Japan

Compositor: Steven Verhelst

Integrantes: Stephan Sanches, Pedro Degaut, David Santos

 

 

• Trio de Trompas do NEOJIBA

Obra: Trio No. 11

Compositor: Anton Reicha

Integrantes: André Leite, Ualisson Moreira, Uriel Borges.

 

• Ensemble de Trompas do NEOJIBA

Obra: Suite for a Young Horns / I- Alba, II- Dance, III- Chasse

Compositor: James H. Winter

Integrantes: Uriel Borges, Andre Leite, Lucas Pereira, Ualisson Moreira, Washington

Pereira, Yuli Martinez, Orlando Afanador.

 

• Quarteto de Cordas da Orquestra Castro Alves (OCA)

Obra: Quarteto op. 33 “The Bird” 1º movimento

Compositor: Joseph Haydn

Integrantes: George Lavigne (violino), Rosane Vilaça (violino), Laís Guimarães (viola),

Marcos Vinicius (violoncelo)

 

• Academia de Clarinetistas do NEOJIBA

Obra: Sinfonia No. 4, 1º movimento.

Compositor: Robert Schumann (Arr. Frédéric Bron)

Integrantes: Academia de Clarinetistas do Neojiba

 

• Quinteto de Sopros do NEOJIBA

Obra: Scherzo

Compositor: Cesar Franck

Integrantes: Ana Julia Bittencourt, Adauri de Oliveira, Sandra Romero, Valter Pedro, Yuli

Martinez.

 

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. No Brasil, o NEOJIBA é o primeiro programa governamental de formação de orquestras infanto-juvenis baseado no aclamado “El Sistema”, programa venezuelano criado há 37 anos. Seu diretor fundador e regente titular é o pianista Ricardo Castro, convidado em 2007 pela Secretaria de Cultura para criar e implantar o programa na Bahia. O NEOJIBA já beneficia diretamente mais de 700 crianças e jovens, integrantes do Núcleo de Gestão e Formação Profissional do Programa, no Teatro Castro Alves, e em Núcleos de Prática Orquestral em Simões Filho e na Península Itapagipana, em Salvador. Além disso, o NEOJIBA apoia pedagogicamente projetos orquestrais do interior do estado, levando seus resultados a jovens músicos dos municípios de Conceição do Coité, Jacobina, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Angical. O mais importante diferencial entre o NEOJIBA e a maioria das outras iniciativas de arte-educação realizadas no Brasil é sua função de real integração social, estimulando o convívio entre crianças e jovens de vários segmentos da sociedade.