Cultura

LANÇADO na ACS "Encilhamento na História do Brasil" pela ALBA

Livro foi editado pela ALBA e escrito por Joaquim L de Souza
PB ,  Salvador | 20/04/2013 às 12:14
Cerca de 300 pessoas foram a Associação Comercial para o lançamento do livro “Encilhamento na História do Brasil”, escrito por Joaquim L. De Souza e publicado em regime de coedição pela Assembleia Legislativa e a Associação Comercial da Bahia. O professor Délio Pinheiro, assessor para assuntos de cultura, representou o presidente Marcelo Nilo, e reafirmou o compromisso do Legislativo em fomentar a cultura da Bahia, associando-se a entidades representativas do nosso estado como a própria Associação Comercial para ampliar o programa editorial que está em execução.

O presidente desta instituição, Marcos Meirelles Fonseca, elogiou a seleção de obras que estão sendo resgatadas pela Assembleia Legislativa e o empenho do deputado Marcelo Nilo que já proporcionou a impressão do “espantoso número de 103 livros”, anunciando que já no início de maio assinará o termo de renovação do convênio editorial da Associação Comercial com o Legislativo. Por sua vez, o seu antecessor na presidência, Eduardo Morais de Castro, bibliófilo e leitor voraz de clássicos brasileiros, louvou a obstinação do deputado Marcelo Nilo em propagar a cultura e as letras baianas – executor de um trabalho de tal vulto que só a história poderá aquilatá-lo corretamente.

AGRADECIMENTOS

A longa fila para autógrafos de “encilhamento na História do Brasil” tomou quase três horas do autor Joaquim, L. De Souza, que se sentiu reconfortado pela presença maciça de empresários, economistas, acadêmicos, professores, estudiosos da história da Bahia e do Brasil, bem como de dirigentes da Associação Comercial, de seus afiliados, além dos amigos e parentes. Autor da criteriosa pesquisa que resultou num volume enxuto, com 126 páginas. Ele agradeceu a elegância e a generosidade dos autores do prefácio, o professor Paulo Fábio Dantas Neto; da orelha, Eduardo Morais de Castro; e dos presidentes das instituições responsáveis pela publicação, Marcelo Nilo e Marcos Meirelles Fonseca.

Com a capa em policromia, projeto gráfico de Domingos Designer Gráfico, e capa de Ronia Design, “Encilhamento na História do Brasil” evidencia a enorme gama de problemas gerados por uma política econômica equivocada, apesar de elaborada com a melhor das intenções – o incentivo a industrialização, como já havia ocorrido em economias modernas no século XIX – pelo então ministro da Fazenda, Ruy Barbosa. A opção a partir de 1890 pela liberação de créditos para suprir a falta de capital resultou numa crise financeira sem precedentes, responsável por inflação galopante e desestabilização da economia brasileira no final daquele século.